Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47542Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Videira, Eluhara Resende | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T15:38:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-31T15:38:22Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-02 | - |
| dc.identifier.citation | VIDEIRA,Eluhara Resende. Caminho emocionado: "Donna" entre afetos, cena e rasaboxes.2025.115 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia,2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.586 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47542 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation investigates the possibilities of accessing, mapping, and consciously mobilizing emotions in theatrical practice, through the articulation between the rasaboxes methodology, proposed by Richard Schechner, and clowning as a subversive and poetic artistic language. The main object of the research is the play Donna, conceived and performed by the author, which addresses experiences of violence, silencing, and resistance lived throughout her personal and artistic journey. The methodology employed combines physical practices, self-reflective records, analysis of process memories, and experiments with the rasas board. The work seeks to understand how emotions, understood as social and cultural constructions manifested through the body, can be named, organized, and expressed on stage without losing their affective and communicative power. The study is grounded in references such as David Le Breton, Julia Sarmento, Michele Minnick, Ana Achcar, and Antonio Damasio, building a reflection situated between theory and practice. As a result, the research produced the dramaturgical text DONNA, de casa, symbolically structured as a house in which each room represents one of the rasaboxes emotions. This text, understood as an integral part of the investigative journey, is a mixture of essay, autobiography, and poetic dramaturgy. In conclusion, the study comprehends the articulation between clowning and rasaboxes as a powerful strategy for listening to and processing emotions on stage, allowing the construction of a conscious, sensitive, and politically situated stage presence. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Rasaboxes | pt_BR |
| dc.subject | Palhaçaria feminina | pt_BR |
| dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
| dc.subject | Emoções no teatro | pt_BR |
| dc.subject | Feminine clowning | pt_BR |
| dc.subject | Creative process | pt_BR |
| dc.subject | Emotions in theatre | pt_BR |
| dc.title | Caminho Emocionado: "Donna" entre afetos, cena e rasaboxes | pt_BR |
| dc.title.alternative | An emotional journey: "Donna" between affects, scene and rasaboxes | pt_BR |
| dc.title.alternative | Un camino emocional: "Donna" entre afectos, escena y rasaboxes | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159513683604358 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leal, Mara Lucia | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Ana Lucia Martins | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9889709625136959 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5225602477467052 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente dissertação investiga as possibilidades de acesso, mapeamento e mobilização consciente das emoções na prática cênica, a partir da articulação entre a metodologia dos rasaboxes, proposta por Richard Schechner, e a palhaçaria como linguagem artística subversiva e poética. A pesquisa tem como objeto principal o espetáculo Donna, concebido e interpretado pela autora, no qual se abordam experiências de violência, silenciamento e resistência vividas ao longo da trajetória pessoal e artística. A metodologia adotada conjuga práticas corporais, registros autorreflexivos, análise de memórias de processo e experimentações com o tabuleiro dos rasas. O trabalho busca compreender de que maneira as emoções, entendidas como construções sociais e culturais que se manifestam corporalmente, podem ser nomeadas, organizadas e expressas em cena sem que percam sua potência afetiva e comunicativa. O estudo se ancora em referenciais como David Le Breton, Julia Sarmento, Michele Minnick, Ana Achcar e Antônio Damásio, construindo uma reflexão situada entre teoria e prática. Como resultado, a pesquisa produziu o texto dramatúrgico ‘DONNA, de casa’, estruturado simbolicamente como uma casa em que cada cômodo representa uma emoção dos rasaboxes. Este texto, que mistura ensaio, autobiografia e dramaturgia poética, é compreendido como parte integrante do percurso investigativo. Conclui-se que a articulação entre palhaçaria e rasaboxes constitui uma estratégia potente para a escuta e elaboração das emoções em cena, permitindo a construção de uma presença cênica consciente, sensível e politicamente situada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 115 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.586 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | e0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453 | - |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Caminho Emocionado Donna.pdf | Dissertação | 8.36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
