Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47542
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVideira, Eluhara Resende-
dc.date.accessioned2025-10-31T15:38:22Z-
dc.date.available2025-10-31T15:38:22Z-
dc.date.issued2025-09-02-
dc.identifier.citationVIDEIRA,Eluhara Resende. Caminho emocionado: "Donna" entre afetos, cena e rasaboxes.2025.115 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia,2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.586pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47542-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the possibilities of accessing, mapping, and consciously mobilizing emotions in theatrical practice, through the articulation between the rasaboxes methodology, proposed by Richard Schechner, and clowning as a subversive and poetic artistic language. The main object of the research is the play Donna, conceived and performed by the author, which addresses experiences of violence, silencing, and resistance lived throughout her personal and artistic journey. The methodology employed combines physical practices, self-reflective records, analysis of process memories, and experiments with the rasas board. The work seeks to understand how emotions, understood as social and cultural constructions manifested through the body, can be named, organized, and expressed on stage without losing their affective and communicative power. The study is grounded in references such as David Le Breton, Julia Sarmento, Michele Minnick, Ana Achcar, and Antonio Damasio, building a reflection situated between theory and practice. As a result, the research produced the dramaturgical text DONNA, de casa, symbolically structured as a house in which each room represents one of the rasaboxes emotions. This text, understood as an integral part of the investigative journey, is a mixture of essay, autobiography, and poetic dramaturgy. In conclusion, the study comprehends the articulation between clowning and rasaboxes as a powerful strategy for listening to and processing emotions on stage, allowing the construction of a conscious, sensitive, and politically situated stage presence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRasaboxespt_BR
dc.subjectPalhaçaria femininapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectEmoções no teatropt_BR
dc.subjectFeminine clowningpt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectEmotions in theatrept_BR
dc.titleCaminho Emocionado: "Donna" entre afetos, cena e rasaboxespt_BR
dc.title.alternativeAn emotional journey: "Donna" between affects, scene and rasaboxespt_BR
dc.title.alternativeUn camino emocional: "Donna" entre afectos, escena y rasaboxespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Mara Lucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Lucia Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9889709625136959pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225602477467052pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga as possibilidades de acesso, mapeamento e mobilização consciente das emoções na prática cênica, a partir da articulação entre a metodologia dos rasaboxes, proposta por Richard Schechner, e a palhaçaria como linguagem artística subversiva e poética. A pesquisa tem como objeto principal o espetáculo Donna, concebido e interpretado pela autora, no qual se abordam experiências de violência, silenciamento e resistência vividas ao longo da trajetória pessoal e artística. A metodologia adotada conjuga práticas corporais, registros autorreflexivos, análise de memórias de processo e experimentações com o tabuleiro dos rasas. O trabalho busca compreender de que maneira as emoções, entendidas como construções sociais e culturais que se manifestam corporalmente, podem ser nomeadas, organizadas e expressas em cena sem que percam sua potência afetiva e comunicativa. O estudo se ancora em referenciais como David Le Breton, Julia Sarmento, Michele Minnick, Ana Achcar e Antônio Damásio, construindo uma reflexão situada entre teoria e prática. Como resultado, a pesquisa produziu o texto dramatúrgico ‘DONNA, de casa’, estruturado simbolicamente como uma casa em que cada cômodo representa uma emoção dos rasaboxes. Este texto, que mistura ensaio, autobiografia e dramaturgia poética, é compreendido como parte integrante do percurso investigativo. Conclui-se que a articulação entre palhaçaria e rasaboxes constitui uma estratégia potente para a escuta e elaboração das emoções em cena, permitindo a construção de uma presença cênica consciente, sensível e politicamente situada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.586pt_BR
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caminho Emocionado Donna.pdfDissertação8.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.