Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47514Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lucas, Amanda Gonçalves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T13:33:51Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T13:33:51Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-17 | - |
| dc.identifier.citation | LUCAS, Amanda Gonçalves. A gestão e a educação antirracista nos espaços escolares: reflexões teóricas: reflexões teóricas. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47514 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
| dc.subject | Racismo | pt_BR |
| dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| dc.title | A gestão e a educação antirracista nos espaços escolares: reflexões teóricas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Anti-racist management and education in school spaces: theoretical reflections | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6186135872782431 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9836292136030338 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da equipe gestora no enfrentamento do racismo nos espaços escolares. A metodologia utilizada para desenvolver esta pesquisa constituiu-se por uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, subsidiando-se por autores como Kabengele Munanga (2003), Nilma Lino Gomes (2003, 2012), Heloisa Luck (2000) e José Carlos Libâneo (2004). Mediante suas contribuições, na interlocução com outros pesquisadores que tratam sobre gestão e educação étnico-racial, foi possível identificar e analisar as ações realizadas pela gestão fundamentadas por uma educação antirracista. Em relação à análise documental, realizou-se a leitura de dois Projetos Político- Pedagógicos (PPP) de escolas públicas. Os resultados da pesquisa permitiram contemplar que uma gestão que se dispõe a conhecer e compreender as diversidades étnicas consegue promover uma educação que seja de fato antirracista, contribuindo para fazer da escola um lugar que respeita e valoriza as diferenças. A maneira como a gestão se posiciona em situações de racismo e discriminação é importante, pois é possível perceber qual o comprometimento que a equipe gestora tem com o processo de formação dos estudantes, visto que a escola é uma das instituições que prepara o indivíduo para a sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GestãoEducaçãoAntirracista.pdf | 236.07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
