Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47514
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLucas, Amanda Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-10-28T13:33:51Z-
dc.date.available2025-10-28T13:33:51Z-
dc.date.issued2025-09-17-
dc.identifier.citationLUCAS, Amanda Gonçalves. A gestão e a educação antirracista nos espaços escolares: reflexões teóricas: reflexões teóricas. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47514-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleA gestão e a educação antirracista nos espaços escolares: reflexões teóricaspt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist management and education in school spaces: theoretical reflectionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da equipe gestora no enfrentamento do racismo nos espaços escolares. A metodologia utilizada para desenvolver esta pesquisa constituiu-se por uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, subsidiando-se por autores como Kabengele Munanga (2003), Nilma Lino Gomes (2003, 2012), Heloisa Luck (2000) e José Carlos Libâneo (2004). Mediante suas contribuições, na interlocução com outros pesquisadores que tratam sobre gestão e educação étnico-racial, foi possível identificar e analisar as ações realizadas pela gestão fundamentadas por uma educação antirracista. Em relação à análise documental, realizou-se a leitura de dois Projetos Político- Pedagógicos (PPP) de escolas públicas. Os resultados da pesquisa permitiram contemplar que uma gestão que se dispõe a conhecer e compreender as diversidades étnicas consegue promover uma educação que seja de fato antirracista, contribuindo para fazer da escola um lugar que respeita e valoriza as diferenças. A maneira como a gestão se posiciona em situações de racismo e discriminação é importante, pois é possível perceber qual o comprometimento que a equipe gestora tem com o processo de formação dos estudantes, visto que a escola é uma das instituições que prepara o indivíduo para a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GestãoEducaçãoAntirracista.pdf236.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.