Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47513
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Índices zootécnicos versus parasitismo gastrintestinal em matrizes e seus cordeiros: um estudo de correlação
Autor(es): Borges, Luis Othávio Araújo
Primeiro orientador: Moraes, Fernanda Rosalinski
Primeiro membro da banca: Mendonça, Eliane Pereira
Segundo membro da banca: Pereira Junior, Ronaldo Alves
Resumo: As verminoses gastrintestinais representam um dos principais desafios para a ovinocultura, sendo seu controle dificultado pela crescente resistência aos anti-helmínticos. O presente trabalho teve como objetivo investigar a correlação entre índices zootécnicos como o escore de condição corporal (ECC), grau de anemia (FAMACHA©) e peso em cordeiros em lactação, com o escore corporal, FAMACHA© e a contagem de ovos por grama de fezes (OPG) de suas mães, a fim de compreender como a verminose nas matrizes ovinas pode impactar no desempenho de cordeiros. O estudo foi conduzido em uma fazenda, onde 19 cordeiros e suas respectivas matrizes, foram acompanhados do nascimento aos 68 dias de vida. Foram realizadas avaliações semanais de peso, ECC e FAMACHA© nos cordeiros, e coletas quinzenais de fezes para análise de OPG nas matrizes. A análise estatística dos dados revelou correlações positivas, fortes e significativas entre idade e peso (r=0,67 p<0,001), idade e ECC (r=0,44 p<0,001), e entre peso e ECC (r=0,66 p<0,001) nos cordeiros. Adicionalmente, foi encontrada uma correlação negativa e fraca, entre o ECC e o escore FAMACHA© (r=-0,26 p<0,05) e idade e FAMACHA© (r=0,28 p<0,05). Notavelmente, não foi encontrada correlação estatística significativa entre o desempenho dos cordeiros (peso, idade e ECC) e os indicadores de saúde e nutrição de suas mães (ECC, FAMACHA© e OPG). Conclui-se que a ausência de correlação entre os indicadores maternos e o desempenho da progênie pode ser atribuída à condição corporal homogeneamente restrita e baixa amostragem do rebanho de matrizes. Esta condição atuou como um fator de nivelamento no potencial de desenvolvimento dos cordeiros, sugerindo que o estado nutricional materno representou um desafio mais proeminente para a progênie do que a própria carga parasitária durante o período avaliado.
Palavras-chave: Verminose
Anti-helmínticos
Escore de Condição Corporal
OPG
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Luis Othávio. Índices zootécnicos versus parasitismo gastrintestinal em matrizes e seus cordeiros: um estudo de correlação. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47513
Data de defesa: 22-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍndicesZootécnicosVersus.pdfTCC702.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.