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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47484| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5486-8724 |
| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Um panorama da educação financeira no ensino médio pós-pandemia |
| Título(s) alternativo(s): | An overview of financial education in high school post-pandemic |
| Autor(es): | Prado, Anderson Martins Rocha do |
| Primeiro orientador: | Marin, Douglas |
| Primeiro membro da banca: | Sousa Junior, Arlindo José de |
| Segundo membro da banca: | Dias, David Pires |
| Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama sobre como a Educação Financeira vem sendo discutida no Ensino Médio, em um período pós-pandemia. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativo. A constituição do corpus de análise foram as produções acadêmicas no Catálogo ou Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de 2022 e 2024, em especial, nos estudos produzidos em Mestrados Profissionais. Para as análises, nos inspiramos na Análise de Conteúdo, por sua contribuição na descrição e interpretação rigorosa e sistemática dos textos selecionados. As produções selecionadas foram organizadas em sete eixos, a saber: (1) A Educação Financeira como instrumento de emancipação social; (2)Educação Financeira e Inflação: uma abordagem crítica para realidades brasileiras; (3) Educação Financeira em tempos de pandemia: inovação e crítica no ensino de Matemática; (4) Outras contribuições para o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio e na EJA; (5) Diálogos entre eixos: convergências, contrastes e novos sentidos para a Educação Financeira; (6) Conexões com documentos oficiais: BNCC e ENEF em perspectiva crítica; e, (7) Lacunas e possibilidades para futuras investigações. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre a Educação Financeira e que não se limita à transmissão de algoritmos, mas problematiza as estruturas que geram vulnerabilidade, inspirando professores a uma tarefa que, conforme a pedagogia freiriana, é fundamentalmente ética e política. |
| Abstract: | This study aims to present an overview of how Financial Education has been discussed in high school during the post-pandemic period. This study uses a qualitative, bibliographic, and interpretative approach. The corpus of analysis consisted of academic productions in the Catalog or Database of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) between 2022 and 2024, particularly studies produced in Professional Master's programs. Content analysis was used for the analyses, as it contributes to the rigorous and systematic description and interpretation of the selected texts. The selected productions were organized into seven axes: (1) Financial Education as an Instrument of Social Emancipation; (2) Financial Education and Inflation: A Critical Approach to Brazilian Realities; (3) Financial Education in Times of Pandemic: Innovation and Critique in Mathematics Teaching; (4) Other Contributions to the Teaching of Financial Education in High School and Adult Education (EJA); (5) Dialogues between axes: convergences, contrasts, and new meanings for Financial Education; (6) Connections with official documents: BNCC and ENEF from a critical perspective; and, (7) Gaps and possibilities for future research. We hope this study can encourage and contribute to future research on Financial Education that goes beyond the transmission of algorithms, but problematizes the structures that generate vulnerability, inspiring teachers to a task that, according to Freirean pedagogy, is fundamentally ethical and political. |
| Palavras-chave: | Educação financeira Financial education Matemática financeira Ensino de finanças Práticas pedagógicas em finanças Alfabetização financeira Financial mathematics Teaching finance Pedagogical practices in finance Financial literacy |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Educação financeira - Ensino médio Matemática financeira - Ensino médio Inflação - Matemática financeira |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Referência: | PRADO, Anderson Martins Rocha do. Um panorama da educação financeira no ensino médio pós-pandemia. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.567 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47484 |
| Data de defesa: | 25-Ago-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PE-AnáliseComparativaFinanciamento.pdf | Produto Educacional | 20.62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| PanoramaEducaçãoFinanceira.pdf | Dissertação - ajustes | 21.44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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