Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47454
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Tutoria da inclusão: plano de negócios voltado à promoção da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho
Título (s) alternativo (s): Inclusion mentoring: business plan focused on promoting the inclusion of people with disabilities in the workplace
Autor: Vantine, Vitor Fowler
Primer orientador: Miranda, Rodrigo
Primer miembro de la banca: Barbieri, Rafaela Costa Cruz
Segundo miembro de la banca: Maemura, Marcia Mitie Durante
Resumen: Este trabalho propõe a Tutoria da Inclusão, uma associação sem fins lucrativos que estrutura um plano de negócios para impulsionar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. O estudo visa desenvolver um modelo de negócio capaz de capacitar tutores especializados e fornecer consultoria a empresas, superando barreiras atuais. A metodologia emprega análise estratégica do macroambiente e setor, estudo aprofundado de clientes e concorrentes, além da definição de planos de marketing, operacional e financeiro. As considerações finais apontam a viabilidade e a urgência social do projeto, destacando seu potencial para gerar impacto real ao conectar formação, consultoria e tecnologia acessível, promovendo autonomia e valorização.
Abstract: This work proposes Tutoria da Inclusão, a non-profit association that structures a business plan to boost the inclusion of people with disabilities in the Brazilian job market. The study aims to develop a business model capable of training specialized tutors and providing consultancy to companies, thereby overcoming current inclusion barriers. The methodology employs strategic analysis of the macro-environment and sector, an in-depth study of clients and competitors, and the definition of comprehensive marketing, operational, and financial plans. The final considerations highlight the project's viability and urgent social relevance, emphasizing its potential to generate real impact by connecting training, consultancy, and accessible technology, fostering autonomy and professional recognition.
Palabras clave: Inclusão
Accessibility
Acessibilidade
Educação inclusiva
Empreendedorismo social
Inclusive education
Social entrepreneurship
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VANTINE, Vitor Fowler. Tutoria da inclusão: plano de negócios voltado à promoção da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47454
Fecha de defensa: 18-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TutoriaInclusãoPlano.pdf984.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.