Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47434| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | Educação em Direitos Humanos na Formação Inicial de Professores: desafios para os cursos de licenciaturas da UFU |
| Título (s) alternativo (s): | Human Rights Education in Initial Teacher Training: Challenges for UFU Undergraduate Courses |
| Autor: | Corrêa, Avani Maria de Campos |
| Primer orientador: | Melo, Geovana Ferreira |
| Primer miembro de la banca: | Campos, Vanessa Therezinha Bueno |
| Segundo miembro de la banca: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da |
| Tercer miembro de la banca: | Silva, Altina Abadia da |
| Cuarto miembro de la banca: | Vasconcelos, Antônio Gomes de |
| Resumen: | A presente pesquisa, realizada no âmbito da Linha de Saberes e Práticas Educativas, tem como temática a Educação em Direitos Humanos (EDH) na formação inicial de professores. Seu objetivo principal foi analisar como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) incluiu a EDH nos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que se aproxima dos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético. O corpus da pesquisa compõe-se de fontes documentais (análise das atuais políticas de EDH voltadas para a formação inicial de professores; análise dos 18 Projetos Pedagógicos de cursos – PPC de licenciaturas) além de fontes empíricas (questionários respondidos por presidentes do Núcleo Docente Estruturante – NDE). A pesquisa foi embasada em diversos autores, mas substancialmente em: Adorno; Bobbio; Candau; Piovesan; e Zenaide. A análise de conteúdo, baseada em Bardin, orientou a construção de categorias de análise de acordo com as questões e objetivos da pesquisa. A primeira categoria de análise refere-se aos desafios para a EDH nos cursos de licenciatura, os quais abrangem a forma de inclusão dos conteúdos de EDH nos currículos; os saberes científicos e pedagógicos dos professores formadores para a EDH e suas principais contradições. A segunda categoria envolve os princípios que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EDH. A análise indica que os Cursos de Licenciaturas da UFU promoveram a inserção de conteúdos de EDH por meio da transversalidade, à exceção do curso de Licenciatura em História que, além da transversalidade, apresenta uma disciplina intitulada Direitos Humanos, Educação e Democracia. Quanto à formação dos professores formadores, identificamos que não há ações voltadas para a construção de saberes específicos e didático-pedagógicos para o ensino de conteúdos atinentes à EDH. Em relação às contradições que emergem desse processo, destacamos que a inserção dos conteúdos de EDH nos Projetos Pedagógicos de Cursos, no plano das intenções, não responde às concretas necessidades formativas dos licenciandos, na medida em que não há políticas institucionais que assegurem sua materialidade. A tese defendida está assim expressa: a inserção de conteúdos referentes à EDH nos Projetos Pedagógicos dos cursos licenciatura da UFU, acrescida da criação de espaços de debates crítico-reflexivos, onde a temática EDH possa ser amplamente disseminada e problematizada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, poderá viabilizar a necessária construção de uma cultura institucional voltada para a promoção da EDH, não somente no espaço universitário, mas também na sociedade de forma geral. |
| Abstract: | The present research, conducted in the context of the Branch of Knowledge and Educational Practices, has as its theme the Education in Human Rights (EDH) in the initial education of teachers. Its main purpose was to analyse how Universidade Federal de Uberlândia (UFU) has included EDH in the Pedagogical Projects of teacher education degrees. It is about an exploratory research of qualitative approach that approximates to the epistemological presuppositions of historical-dialectical materialism. The body of the research is composed of documental sources (analysis of the current EDH policies aimed at the initial training of teachers; analysis of the 18 Pedagogical Projects of courses - PPC of teacher education degrees) in addition to the empirical sources (questionnaires answered by the presidents of Núcleo Docente Estruturante - NDE). The research was grounded on several authors, but mainly on: Adorno; Bobbio; Candau; Piovesan e Zenaide. The content analysis, based on Bardin, guided the construction of categories of analysis in accordance with the questions and goals of the research. The first category of analysis refers to the challenges for EDH in the teacher education degrees which cover the way EDH content is included in the curricula; the scientific and pedagogical knowledge of the teachers educators of EDH, and the main contradictions. The second category involves the principles that underpin the National Curricular Orientations to EDH. The analysis indicates that the teacher education degrees from UFU promoted the insertion of EDH content through the transversality, with the exception of the teacher education degree in History that, in addition to the transversality, presents a subject called Human Rights, Education and Democracy. Regarding the training of teachers who are formers, we noted that there are no actions aimed at the construction of specific and didactic-pedagogical knowledge for the teaching of contents that concern EDH. In relation to the contradictions that emerge from this process, we highlight that the insertion of EDH contents in the Pedagogical Projects of Degree, at the level of intentions, does not meet the concrete educational needs of those teacher education students, since there are no institutional policies to ensure its materiality. The defended thesis is expressed as follows: The insertion of contents related to EDH in the Pedagogical Projects of teacher education degrees from UFU, together with the creation of critical and reflective debate spaces, where the theme EDH may be widely disseminated and problematized, through teaching, research, and extension, will be able to make viable the necessary construction of an institutional culture for the promotion of EDH, not only in the university space, but also in society in general. |
| Palabras clave: | Direitos Humanos Educação em Direitos Humanos Educação Superior Formação de Professores Licenciaturas Human Rights Education in Human Rights Higher Education Teacher training Teacher Education Degree. |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Cita: | CORRÊA, Avani Maria de Campos. Educação em Direitos Humanos na Formação Inicial de Professores: desafios para os cursos de licenciaturas da UFU. 2025. 269 f. Tese ( Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5040. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5040 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47434 |
| Fecha de defensa: | 10-abr-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EducaçãoDireitosHumanos.pdf | Tese | 5.16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
