Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Luana Souza-
dc.date.accessioned2025-10-15T13:09:56Z-
dc.date.available2025-10-15T13:09:56Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationMENEZES, Luana Souza. Fotolivro Entre Tempo e Olhar: Registros de Uberlândia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47420-
dc.description.abstractThis work presents the development of a graphic project in the form of a photobook, aimed at valuing the cultural heritage of Uberlândia. The proposal explores editorial design as a tool for preservation and as a means of connecting the community with its collective memory, using photography as both a visual and documentary language. The project brings together photographic records, texts, and graphic elements to build a sensory and emotional narrative about the city’s tangible and intangible heritage. The creative process involved experimentation with layout, visual rhythm, paper selection, and print testing, revealing how design can enhance the reader’s aesthetic and emotional experience. Although developed from a specific scope, the project demonstrates potential for expansion, and with support from cultural or public initiatives, it could encompass a broader mapping of the city’s heritage. Thus, the photobook is consolidated not only as an editorial piece but also as an instrument of education, memory, and collective belonging.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEditorialpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotolivropt_BR
dc.subjectFotografia Autoralpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectFotografia documentalpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleFotolivro Entre Tempo e Olhar: Registros de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alcântara, Cristiane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6997926298336722pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Juliano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4158398070137110pt_BR
dc.contributor.referee2Gil, Cláudio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432849660269679pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto gráfico em formato de fotolivro, voltado à valorização do patrimônio cultural de Uberlândia. A proposta investiga o design editorial como ferramenta de preservação e aproximação entre a comunidade e sua memória coletiva, utilizando a fotografia como linguagem visual e documental. O projeto reúne registros fotográficos, textos e elementos gráficos que constroem uma narrativa sensorial e afetiva sobre os patrimônios materiais e imateriais da cidade. O processo de criação envolveu experimentações de diagramação, ritmo visual, escolha de papéis e testes de impressão, evidenciando como o design pode potencializar a experiência estética e emocional do leitor. Ainda que desenvolvido a partir de um recorte específico, o projeto aponta para seu potencial de expansão, podendo, com o apoio de iniciativas culturais ou públicas, abranger um mapeamento mais amplo dos patrimônios locais. Assim, o fotolivro consolida-se não apenas como peça editorial, mas também como instrumento de educação, memória e pertencimento coletivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode194385323-
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FotolivroEntreTempo.pdfTCC60.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons