Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47393
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5528-9890
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-09-2022
Título: A constituição do sujeito por meio das relações interpessoais: reflexões em Psicologia Histórico-Cultural sobre o modelo de intervenção DIR/Floortime® no atendimento de crianças diagnosticadas com TEA
Título(s) alternativo(s): The constitution of the subject through interpersonal relationships: reflections in Historical-Cultural Psychology on the DIR/Floortime® intervention model in the care of children diagnosed with ASD
Autor(es): Salvador, Vitoria Maria
Primeiro orientador: Cury, Daniel Gonçalves
Primeiro membro da banca: Buiatti, Viviane Prado
Segundo membro da banca: Martins, Liana Junqueira Sabino de Freitas
Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, e visou compreender de que maneira os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural, em especial aqueles que explicam a constituição do sujeito, podem ampliar a compreensão e contribuir para o aprofundamento de práticas e estratégias terapêuticas propostas pelo modelo de intervenção DIR/Floortime® no atendimento a crianças com TEA. Como resultados, inicialmente foi feita a caracterização do TEA, do diagnóstico e das intervenções em relação ao transtorno, com elucidação quanto as práticas e compreensões vigentes, que coexistem na sociedade contemporânea. Em seguida, o trabalho discorre a respeito tanto dos componentes presentes no modelo de intervenção, quanto sobre alguns conceitos da teoria de Vigotsky, com estabelecimento de diálogos e reflexões entre as abordagens, de modo a compreender os elementos presentes no modelo de intervenção DIR/Floortime® à luz de teorias da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Por fim, foi possível concluir que o avanço funcional e emocional da criança com TEA é facilitado por meio da mediação sensível do terapeuta DIR/Floortime® e da participação ativa de sua família, aspectos que remetem às relações interpessoais do sujeito em seu processo de constituição, temática que possibilitou diálogo profícuo entre a PHC e as propostas englobadas pelo modelo de intervenção DIR/Floortime®, principalmente no que diz respeito às reflexões quanto a importância das interações sociais como imprescindíveis para que a criança se desenvolva.
Abstract: This study is qualitative in nature, with a theoretical–bibliographic approach, and sought to understand how concepts from Cultural-Historical Psychology—particularly those that explain the constitution of the subject—can broaden the understanding of and contribute to the refinement of therapeutic practices and strategies proposed by the DIR/Floortime® intervention model in the care of children with ASD. As initial results, the research presented a characterization of ASD, including diagnosis and intervention strategies, elucidating the practices and prevailing perspectives that coexist in contemporary society. Subsequently, the work addressed both the core components of the intervention model and key concepts of Vygotsky’s theory, establishing dialogues and reflections between the two approaches in order to analyze the DIR/Floortime® intervention model in light of Cultural-Historical Psychology (CHP). Finally, the study concluded that the functional and emotional development of children with ASD is facilitated through the sensitive mediation of the DIR/Floortime® therapist and the active participation of the family. These aspects resonate with the interpersonal relations central to the subject’s constitution, a theme that enabled a fruitful dialogue between CHP and the principles encompassed by the DIR/Floortime® model, particularly regarding the essential role of social interactions in the child’s development.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autism Spectrum Disorder(ASD)
DIR/Floortime®
Psicologia histórico-cultural
Vigotsky
Desenvolvimento infantil
Historical-cultural psychology
Vigotsky
Child development
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SALVADOR, Vitoria Maria. A constituição do sujeito por meio das relações interpessoais: reflexões em Psicologia Histórico-Cultural sobre o modelo de intervenção DIR/Floortime® no atendimento de crianças diagnosticadas com TEA. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47393
Data de defesa: 22-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstituiçãoSujeitoMeioRelações (1).pdf
  Até 2027-09-22
385.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.