Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSalvador, Vitoria Maria-
dc.date.accessioned2025-10-13T14:29:30Z-
dc.date.available2025-10-13T14:29:30Z-
dc.date.issued2025-09-22-
dc.identifier.citationSALVADOR, Vitoria Maria. A constituição do sujeito por meio das relações interpessoais: reflexões em Psicologia Histórico-Cultural sobre o modelo de intervenção DIR/Floortime® no atendimento de crianças diagnosticadas com TEA. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47393-
dc.description.abstractThis study is qualitative in nature, with a theoretical–bibliographic approach, and sought to understand how concepts from Cultural-Historical Psychology—particularly those that explain the constitution of the subject—can broaden the understanding of and contribute to the refinement of therapeutic practices and strategies proposed by the DIR/Floortime® intervention model in the care of children with ASD. As initial results, the research presented a characterization of ASD, including diagnosis and intervention strategies, elucidating the practices and prevailing perspectives that coexist in contemporary society. Subsequently, the work addressed both the core components of the intervention model and key concepts of Vygotsky’s theory, establishing dialogues and reflections between the two approaches in order to analyze the DIR/Floortime® intervention model in light of Cultural-Historical Psychology (CHP). Finally, the study concluded that the functional and emotional development of children with ASD is facilitated through the sensitive mediation of the DIR/Floortime® therapist and the active participation of the family. These aspects resonate with the interpersonal relations central to the subject’s constitution, a theme that enabled a fruitful dialogue between CHP and the principles encompassed by the DIR/Floortime® model, particularly regarding the essential role of social interactions in the child’s development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder(ASD)pt_BR
dc.subjectDIR/Floortime®pt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectVigotskypt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectVigotskypt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleA constituição do sujeito por meio das relações interpessoais: reflexões em Psicologia Histórico-Cultural sobre o modelo de intervenção DIR/Floortime® no atendimento de crianças diagnosticadas com TEApt_BR
dc.title.alternativeThe constitution of the subject through interpersonal relationships: reflections in Historical-Cultural Psychology on the DIR/Floortime® intervention model in the care of children diagnosed with ASDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cury, Daniel Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605252184105436pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Liana Junqueira Sabino de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0978267870367974pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, e visou compreender de que maneira os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural, em especial aqueles que explicam a constituição do sujeito, podem ampliar a compreensão e contribuir para o aprofundamento de práticas e estratégias terapêuticas propostas pelo modelo de intervenção DIR/Floortime® no atendimento a crianças com TEA. Como resultados, inicialmente foi feita a caracterização do TEA, do diagnóstico e das intervenções em relação ao transtorno, com elucidação quanto as práticas e compreensões vigentes, que coexistem na sociedade contemporânea. Em seguida, o trabalho discorre a respeito tanto dos componentes presentes no modelo de intervenção, quanto sobre alguns conceitos da teoria de Vigotsky, com estabelecimento de diálogos e reflexões entre as abordagens, de modo a compreender os elementos presentes no modelo de intervenção DIR/Floortime® à luz de teorias da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Por fim, foi possível concluir que o avanço funcional e emocional da criança com TEA é facilitado por meio da mediação sensível do terapeuta DIR/Floortime® e da participação ativa de sua família, aspectos que remetem às relações interpessoais do sujeito em seu processo de constituição, temática que possibilitou diálogo profícuo entre a PHC e as propostas englobadas pelo modelo de intervenção DIR/Floortime®, principalmente no que diz respeito às reflexões quanto a importância das interações sociais como imprescindíveis para que a criança se desenvolva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsArtigo oriundo deste texto em confecção para submissão à revista científica, não podendo seu acesso ser livre até que seja publicadopt_BR
dc.orcid.putcode194189233-
dc.description.embargo2027-09-2022-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstituiçãoSujeitoMeioRelações (1).pdf
  Until 2027-09-22
385.17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.