Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47382Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Novaes Junior, Eduardo Toscano | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T13:36:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10T13:36:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-19 | - |
| dc.identifier.citation | NOVAES JUNIOR, Eduardo Toscano. Da segregação social indígena à refundação nacional no governo Evo Morales: uma análise do filme Evo Pueblo (2007), 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47382 | - |
| dc.description.abstract | The article analyzes Bolivia's historical and political trajectory, from the colonial foundation of inequality to the rise of Evo Morales and his representation in the film Evo Pueblo (dir. Tonchy Antezana, 2007). It starts from the notion that the country has been marked by a persistent duality—the exclusion of the indigenous and peasant majorities in favor of the white and mestizo elites—which has structured both the economy and citizenship. The first section explores how the colonial and republican heritage forged a deeply hierarchical society, marked by ruptures and continuities until the National Revolution of 1952 and its aftermath. The second section examines the trajectory of Evo Morales and the dilemmas of his government, articulating concepts such as “plebeian nation” (García Linera) and “abigarrada society” (Zavaleta Mercado). Finally, the third section interprets the film Evo Pueblo as a device for symbolic construction that reinforces the image of Morales as a messianic leader and refounder of the state. It concludes that the film, while celebrating a historic rupture, also conceals the structural continuities that mark Bolivian society. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bolívia | pt_BR |
| dc.subject | Latin American History | pt_BR |
| dc.subject | Evo Morales | pt_BR |
| dc.subject | História da América Latina | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | pt_BR |
| dc.title | Da segregação social indígena à refundação nacional no governo Evo Morales: uma análise do filme Evo Pueblo (2007) | pt_BR |
| dc.title.alternative | From indigenous social segregation to national refoundation in the Evo Morales government: an analysis of the film Evo Pueblo (2007) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Caldeira, Newman Di Carlo Caldeira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9074317192775745 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Teles, Angela Aparecida | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4983467611419379 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Prado, Giliard da Silva | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6712801975195995 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8634383502351946 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O artigo analisa a trajetória histórica e política da Bolívia, da fundação colonial da desigualdade até a ascensão de Evo Morales e sua representação no filme Evo Pueblo (dir. Tonchy Antezana, 2007). Parte-se da noção de que o país foi marcado por uma dualidade persistente — a exclusão das maiorias indígenas e camponesas frente às elites brancas e mestiças — que estruturou tanto a economia quanto a cidadania. A primeira seção explora como a herança colonial e republicana forjou uma sociedade profundamente hierarquizada, atravessada por rupturas e permanências até a Revolução Nacional de 1952 e seus desdobramentos. A segunda seção examina a trajetória de Evo Morales e os dilemas de seu governo, articulando conceitos como “nação plebeia” (García Linera) e “sociedade abigarrada” (Zavaleta Mercado). Por fim, a terceira seção interpreta o filme Evo Pueblo como um dispositivo de construção simbólica que reforça a imagem de Morales como líder messiânico e refundador do Estado. Conclui-se que a obra fílmica, ao mesmo tempo em que celebra uma ruptura histórica, também oculta as continuidades estruturais que marcam a sociedade boliviana. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193984748 | - |
| Appears in Collections: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SegregaçaoSocialIndígena (1).pdf | 376 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
