Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoura Neto, Birajar Francisco de-
dc.date.accessioned2025-10-07T17:58:15Z-
dc.date.available2025-10-07T17:58:15Z-
dc.date.issued2025-09-27-
dc.identifier.citationMOURA NETO, Birajar Francisco de. As imagens perversas em Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima. 2025. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47333-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectYukio Mishimapt_BR
dc.subjectPerversãopt_BR
dc.subjectPerversionpt_BR
dc.subjectImaginação Perversapt_BR
dc.subjectPerverse Imaginationpt_BR
dc.titleAs imagens perversas em Confissões de uma máscara, de Yukio Mishimapt_BR
dc.title.alternativeThe perverse images in Confessions of a Mask, by Yukio Mishimapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Fábio Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607535412134196pt_BR
dc.contributor.referee1Germano, Iara Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797613807480006pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Guilherme Augusto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4675829413298677pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga a construção e representação das imagens perversas no romance Confissões de uma Máscara, de Yukio Mishima, analisando elementos como homoerotismo, fascínio pela morte, sadomasoquismo e transgressão do sagrado, as quais compõem a narrativa. Utilizando aportes teóricos de Georges Bataille, Elizabeth Roudinesco e Paul Preciado, o estudo demonstra que a perversão no romance não se manifesta como ato real, mas como imaginação que transgride as referências à cultura ocidental, bem como figuras do catolicismo. Conclui-se que Mishima utiliza a literatura como meio de acessar e representar o gozo perverso, explorando a tensão entre interdito e transgressão, beleza e autodestruição, erotismo e morte, a partir da sublimação de que a literatura é capaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.orcid.putcode193728601-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagensPerversasConfissoes.pdfTCC190.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons