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dc.creatorPaiva, Júlia Magalhães de-
dc.date.accessioned2025-10-06T18:27:34Z-
dc.date.available2025-10-06T18:27:34Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.citationPAIVA, Júlia Magalhães. Cálculo estrutural de um viaduto em concreto armado: análise comparativa dos esforços via método computacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47317-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViadutospt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectMétodo de Leonhardtpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleCálculo estrutural de um viaduto em concreto armado: análise comparativa dos esforços via método computacionalpt_BR
dc.title.alternativeStructural calculation of a reinforced concrete viaduct: comparative analysis of efforts using a computational methodpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ciloni, Arquimedes Diógenes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990211823601341pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Cristina Vidigal de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787104367701931pt_BR
dc.contributor.referee2Trentini, Eduardo Vicente Wolf-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168968106542689pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA engenharia estrutural tem se beneficiado significativamente dos avanços em softwares de modelagem, mas os métodos tradicionais de cálculo continuam fundamentais para a formação e prática profissional, proporcionando compreensão profunda dos mecanismos internos da estrutura e permitindo validação crítica dos resultados computacionais. Nesse contexto, este trabalho busca comparar os esforços internos em um tabuleiro de viaduto rodoviário em vigas múltiplas de concreto armado, utilizando duas abordagens distintas: a analogia de grelha de Leonhardt e o Método dos Elementos Finitos (MEF), implementado via software CSiBridge. O estudo de caso foi realizado com base em uma geometria simplificada do viaduto Raulino Cota Pacheco, localizado na BR-365, em Uberlândia (MG). Os resultados evidenciam boa correlação entre os métodos, embora diferenças sejam observadas em função das simplificações do cálculo clássico. Fica evidente que a combinação de métodos clássicos e modelagem computacional aprimora a prática projetual, permitindo maior precisão e segurança no dimensionamento estrutural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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