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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experienciando a rotina assistencial e de gestão no estágio supervisionado curricular de enfermagem
Autor(es): Silva, Raul Vitor Nascimento Severi
Primeiro orientador: Cunha, Cristiane Martins
Primeiro membro da banca: Silva, Andréa Mara Bernardes da
Segundo membro da banca: Araújo, Suely Amorim de
Resumo: Este trabalho consiste em um relato de experiência que descreve as vivências assistenciais e gerenciais de um estudante de graduação em Enfermagem durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva geral (UTI) de um hospital público universitário. Seu objetivo foi relatar as percepções acadêmicas relacionadas à atuação do estudante em um setor crítico, ressaltando os desafios e as oportunidades de aprendizado envolvidos nesse processo. Trata-se de uma abordagem descritiva, qualitativa e retrospectiva, baseada nas experiências do estagiário ao longo dos quatro meses de estágio supervisionado, que ocorreu entre maio e setembro de 2024 em um total de 480 horas. As atividades realizadas no estágio envolveram a articulação de práticas assistenciais (como avaliação clínica, execução de procedimentos e discussão de casos clínicos, elaboração de diagnósticos e prescrições de enfermagem) e gerenciais (elaboração de escalas, revisão de manuais e protocolos, participação em reuniões de equipe, realização de diagnósticos situacionais do setor). Verifica-se que a realização do estágio na UTI geral é uma experiência desafiadora, mas gratificante, pois proporciona ao estudante do curso de graduação em enfermagem, o amadurecimento da prática assistencial, do pensamento ético-reflexivo, do saber técnico-científico e da atuação gerencial do enfermeiro no setor. É uma oportunidade para o desenvolvimento da autonomia do estudante, além de contribuir positivamente na escolha da área de atuação profissional do futuro enfermeiro.
Abstract: This work consists of an experience report that describes the care and managerial experiences of an undergraduate Nursing student during the Supervised Curricular Internship, carried out in a general Intensive Care Unit (ICU) of a public university hospital. Its objective was to report the academic perceptions related to the student’s role in a critical care setting, highlighting the challenges and learning opportunities involved in this process. It adopts a descriptive, qualitative, and retrospective approach, based on the trainee’s experiences throughout the four months of the supervised internship, which took place between May and September 2024, totaling 480 hours. The activities performed during the internship involved the articulation of care practices (such as clinical assessment, execution of procedures and case discussions, development of nursing diagnoses and prescriptions) and managerial practices (scheduling, revision of manuals and protocols, participation in team meetings, and situational diagnoses of the unit). It is observed that undertaking the internship in the general ICU is a challenging yet rewarding experience, as it enables the undergraduate nursing student to mature in care practice, ethical-reflective thinking, technical-scientific knowledge, and managerial performance in the unit. It also provides an opportunity for the development of the student’s autonomy, in addition to contributing positively to the choice of the future nurse’s professional field of practice.
Palavras-chave: Enfermagem
Estágio Clínico
UTI
Gestão em Enfermagem
Diagnóstico Situacional
Nursing
Clinical Clerkship
ICU
Nursing Management
Situational Diagnosis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Raul Vitor Nascimento Severi. Experienciando a rotina assistencial e de gestão no estágio supervisionado curricular de enfermagem. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47311
Data de defesa: 12-Set-2025
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