Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Raul Vitor Nascimento Severi-
dc.date.accessioned2025-10-06T16:01:20Z-
dc.date.available2025-10-06T16:01:20Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationSILVA, Raul Vitor Nascimento Severi. Experienciando a rotina assistencial e de gestão no estágio supervisionado curricular de enfermagem. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47311-
dc.description.abstractThis work consists of an experience report that describes the care and managerial experiences of an undergraduate Nursing student during the Supervised Curricular Internship, carried out in a general Intensive Care Unit (ICU) of a public university hospital. Its objective was to report the academic perceptions related to the student’s role in a critical care setting, highlighting the challenges and learning opportunities involved in this process. It adopts a descriptive, qualitative, and retrospective approach, based on the trainee’s experiences throughout the four months of the supervised internship, which took place between May and September 2024, totaling 480 hours. The activities performed during the internship involved the articulation of care practices (such as clinical assessment, execution of procedures and case discussions, development of nursing diagnoses and prescriptions) and managerial practices (scheduling, revision of manuals and protocols, participation in team meetings, and situational diagnoses of the unit). It is observed that undertaking the internship in the general ICU is a challenging yet rewarding experience, as it enables the undergraduate nursing student to mature in care practice, ethical-reflective thinking, technical-scientific knowledge, and managerial performance in the unit. It also provides an opportunity for the development of the student’s autonomy, in addition to contributing positively to the choice of the future nurse’s professional field of practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.subjectUTIpt_BR
dc.subjectGestão em Enfermagempt_BR
dc.subjectDiagnóstico Situacionalpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectClinical Clerkshippt_BR
dc.subjectICUpt_BR
dc.subjectNursing Managementpt_BR
dc.subjectSituational Diagnosispt_BR
dc.titleExperienciando a rotina assistencial e de gestão no estágio supervisionado curricular de enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Cristiane Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5430853728266720pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andréa Mara Bernardes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8001202967182989pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Suely Amorim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018866414142302pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9255659221328380pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um relato de experiência que descreve as vivências assistenciais e gerenciais de um estudante de graduação em Enfermagem durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva geral (UTI) de um hospital público universitário. Seu objetivo foi relatar as percepções acadêmicas relacionadas à atuação do estudante em um setor crítico, ressaltando os desafios e as oportunidades de aprendizado envolvidos nesse processo. Trata-se de uma abordagem descritiva, qualitativa e retrospectiva, baseada nas experiências do estagiário ao longo dos quatro meses de estágio supervisionado, que ocorreu entre maio e setembro de 2024 em um total de 480 horas. As atividades realizadas no estágio envolveram a articulação de práticas assistenciais (como avaliação clínica, execução de procedimentos e discussão de casos clínicos, elaboração de diagnósticos e prescrições de enfermagem) e gerenciais (elaboração de escalas, revisão de manuais e protocolos, participação em reuniões de equipe, realização de diagnósticos situacionais do setor). Verifica-se que a realização do estágio na UTI geral é uma experiência desafiadora, mas gratificante, pois proporciona ao estudante do curso de graduação em enfermagem, o amadurecimento da prática assistencial, do pensamento ético-reflexivo, do saber técnico-científico e da atuação gerencial do enfermeiro no setor. É uma oportunidade para o desenvolvimento da autonomia do estudante, além de contribuir positivamente na escolha da área de atuação profissional do futuro enfermeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperienciandoRotinaAssistencial.pdfTCC447.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons