Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47300
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A percepção popular sobre serpentes e a importância da educação ambiental: um estudo em Ituiutaba-MG
Alternate title (s): Popular perception of snakes and the importance of environmental education: a study in Ituiutaba-MG
La percepción popular sobre las serpientes y la importancia de la educación ambiental: un estudio en Ituiutaba-MG
Author: Perosa, Camilla Ducatti
First Advisor: Oliveira, Karine Rezende de
First coorientator: Pelegrin, Nicolás
First member of the Committee: Kataguiri, Vanessa Suzuki
Second member of the Committee: Sales, Tiago Amaral
Summary: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os acidentes ofídicos são categorizados como ‘Doenças tropicais negligenciadas’, afetando 5,4 milhões de pessoas anualmente. Contudo, no Brasil, existem em torno de 200 casos fatais por ano causados por acidentes ofídicos. Em 2023, todas as notificações de espécies causadoras de acidentes ofídicos somaram 28.067 e 124 óbitos no mesmo ano. Ou seja, há maior chance de sermos vítimas de outro ser humano do que de um acidente ofídico no país. Contudo, a imagem da população sobre serpentes é completamente enviesada pelo medo e falta de informação, portanto pesquisas medindo o conhecimento da população e projetos de educação ambiental são de extrema importância para mitigar acidentes e evitar a perda da biodiversidade. Foi perguntado aos participantes se já presenciaram serpentes e se tiveram experiências com elas. Cinquenta e três relataram terem visto serpentes em sua residência e 63 participantes tiveram algum tipo de experiência com serpentes, representando quase metade de todos os entrevistados .A maioria das experiências boas ocorreu no grupo de estudantes universitários, enquanto a maior concentração de experiências ruins se deu entre crianças. Quando questionados sobre o medo de serpentes, a resposta era predominantemente ‘sim’ em todos os grupos, atribuindo a esses animais características ruins como perseguição, capacidade de picar, má sorte, dentre outros termos, além de mitos e, dentre os mitos relatados, destacam-se o das serpentes que roubam leite de mães lactantes, parentes perseguidos ou má sorte atribuída a esse grupo de animais. Das atividades extensionistas, no grupo infantil, o material biológico demonstrou ser uma forma extremamente eficaz no aprendizado das crianças, bem como nas intervenções para retiradas de dúvidas e roda de conversa tiveram ótimos recebimentos dentre o público adulto. Notou-se, também, a curiosidade dos adultos e crianças para com as serpentes. Portanto, é de extrema importância esclarecer a população sobre a diversidade de serpentes da região, desmistificar superstições e orientar sobre como lidar com espécies potencialmente perigosas. Atividades de extensão de cunho socioambiental são extremamente bem recebidas e podem contribuir muito para o aprendizado da população.
Abstract: According to the World Health Organization, snakebite accidents are categorized as “neglected tropical diseases,” affecting 5.4 million people annually. However, in Brazil, there are around 200 fatal cases per year caused by snakebite accidents. In 2023, all notifications of species responsible for snakebite accidents totaled 28,067, with 124 deaths in the same year. In other words, there is a greater chance of being a victim of another human being than of a snakebite accident in the country. However, the public’s perception of snakes is completely biased by fear and lack of information. Therefore, research measuring public knowledge and environmental education projects are of utmost importance to mitigate accidents and prevent biodiversity loss. Participants were asked whether they had ever encountered snakes and whether they had had experiences with them. Fifty-three reported having seen snakes in their homes, and 63 participants had some kind of experience with snakes, representing almost half of all respondents. Most positive experiences occurred among university students, while the highest concentration of negative experiences was among children. When asked about fear of snakes, the predominant answer was “yes” in all groups, attributing negative characteristics to these animals such as persecution, ability to bite, bad luck, among other terms, as well as myths. Among the myths reported, notable ones included snakes stealing milk from breastfeeding mothers, persecuting relatives, or bringing bad luck associated with this group of animals. Regarding extension activities, in the children’s group, biological material proved to be an extremely effective tool for learning, as well as interventions. Opportunities to answer questions and discussion circles were very well received among the adult audience. The curiosity of both adults and children toward snakes was also noted. Therefore, it is extremely important to inform the population about the diversity of snakes in the region, demystify superstitions, and provide guidance on how to deal with potentially dangerous species. Socio-environmental outreach activities are very well received and can greatly contribute to public learning.
Keywords: serpentes
educação ambiental
biodiversidade
medo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEROSA, Camilla Ducatti. A percepção popular sobre serpentes e a importância da educação ambiental: um estudo em Ituiutaba-MG. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47300
Date of defense: 23-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
percepçãoPopularSobre.pdf939.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.