Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47297
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Como o ensino bilíngue infantil tem sido proposto no Brasil?
Título (s) alternativo (s): How has bilingual education for children been proposed in Brazil?
Autor: Teodoro, Rafaela Rosa
Primer orientador: Córdula, Maíra
Primer miembro de la banca: Queiroz, Alessandra
Segundo miembro de la banca: Felix, Wendel
Resumen: Resumo: O presente trabalho aborda como o ensino bilíngue tem sido proposto no Brasil, revelando diferentes concepções e forte influência do setor privado. O objetivo geral dessa análise é compreender as diversas concepções e práticas da educação bilíngue no Brasil, examinando a recente literatura acadêmica. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica sistemática, utilizando as palavras chaves “educação+bilíngue+infantil” e educação bilíngue com base nos dados google acadêmico e no software Publish or Perish. O período de pesquisa compreendeu textos publicados entre 2018 a 2023, totalizando 5 anos de produção acadêmica. Foram aceitos artigos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) de universidades públicas e particulares, com a exclusão de dissertações, teses e trabalhos focados em ensino remoto, educação para surdos ou povos indígenas, por não se adequarem aos critérios centrais de análise. A fundamentação teórica dos estudos tem referências como Krashen, que diferencia aquisição e aprendizagem de segunda língua, e Hamers & Blanc, essenciais para os modelos de educação bilíngue (CLIL). Autores como Garcia e Cummins são citados para a distinção de abordagens e interdependência das línguas. O estudo desses teóricos é vital para avaliar se as práticas educacionais superam a superficialidade e se alinham a um bilinguismo. Os resultados revelam que o termo “bilíngue” tem sido usado como marketing, criando a ideia de elitização. A pesquisa evidenciou a relevância desse modelo de ensino, que ultrapassa a mera aquisição linguística, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, cultural e social das crianças. Contudo, a ausência de regulamentações claras e a predominância de iniciativas privadas limitam o acesso democrático, reforçando desigualdades. Destaca-se, ainda, a necessidade de políticas públicas que orientem a prática pedagógica, bem como de uma formação docente específica para atender às demandas da educação bilíngue na infância. Dessa forma, conclui-se que o futuro da educação bilíngue no Brasil depende da consolidação de parâmetros legais e pedagógicos que garantam uma formação integral, crítica e acessível.
Abstract: Abstract: This study examines how bilingual education has been proposed in Brazil, revealing diverse conceptions and a strong influence of the private sector. The general objective of this analysis is to understand the different perspectives and practices of bilingual education in the country, drawing on recent academic literature. The methodology adopted was a systematic bibliographic review, using the keywords “educação + bilíngue + infantil” and “educação bilíngue”, based on data from Google Scholar and the software Publish or Perish. The research focused on works published between 2018 and 2023, encompassing five years of academic production. Articles and undergraduate final projects from both public and private universities were included, while dissertations, theses, and works centered on remote teaching, deaf education, or indigenous education were excluded, as they did not align with the central criteria of analysis. The theoretical framework drew on references such as Krashen, who distinguishes between second language acquisition and learning, and Hamers & Blanc, fundamental to the understanding of bilingual education models such as CLIL. Scholars such as García and Cummins were also considered, particularly regarding their contributions to the discussion of bilingual approaches and linguistic interdependence. The inclusion of these theorists is essential for assessing whether current educational practices move beyond superficial approaches and align with a genuine conception of bilingualism. The findings indicate that the term “bilingual” has often been used as a marketing strategy, reinforcing the perception of elitization. Nonetheless, the research highlights the relevance of bilingual education, which extends beyond linguistic acquisition and contributes to children’s cognitive, cultural, and social development. However, the lack of clear regulations and the predominance of private initiatives restrict democratic access and reinforce inequalities. The study emphasizes the need for public policies to guide pedagogical practices and for teacher education programs specifically designed to address the demands of early childhood bilingual education. In conclusion, the future of bilingual education in Brazil relies on the consolidation of legal and pedagogical frameworks capable of ensuring an integral, critical, and equitable education accessible.
Palabras clave: Ensino bilíngue
Bilingual education
Educação infantil
Bilinguismo
Diretrizes curriculares
Formação de professores
Early childhood education
Bilingualism
Teacher training
Curriculum guidelines
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TEODORO, Rafaela Rosa. Como ensino bilíngue infantil tem sido proposto no Brasil?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47297
Fecha de defensa: 24-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoBilingueInfantil.pdf304.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.