Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47296
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5626-9904
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Gymnasio archidiocesano Anchieta (1925-1955) em Silvânia-Goiás: política, religião e educação
Alternate title (s): Gymnasio archidiocesano Anchieta (1925–1955) in Silvânia–Goiás: politics, religion, and education
Author: Oliveira, Rafael Vasconcelos de
First Advisor: Carvalho, Carlos Henrique de
First member of the Committee: Machado, Maria Cristina Gomes
Second member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Third member of the Committee: Issa, Silvia Aparecida Caixeta
Fourth member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Summary: Esta tese de doutorado, apresentada como requisito para a obtenção do título pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – MG, especificamente na Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação, busca uma contribuição para a história e historiografia da educação em Goiás, explorando o período de 1925 a 1955, quando o Gymnasio Archidiocesano Anchieta foi fundado e atuou em Bonfim- GO (atual Silvânia-GO). O estudo aponta como problemática a convergência de interesses entre a Arquidiocese de Goiás, liderada por Dom Emanuel Gomes de Oliveira neste recorte temporal, e o projeto de expansão educacional católica, que incluía tanto a formação propedêutica quanto a formação técnica agrícola, sendo que as categorias de análises mobilizadas foram bastante objetivas, não havendo codificação na organização dos dados, mas as referências bibliográficas utilizadas foram organizadas e interpretadas conforme a gradativa amplitude dos eixos temáticos convertidos em títulos e subtítulos. O objetivo é analisar as características educacionais, pedagógicas e organizacionais do Gymnasio Archidiocesano Anchieta e sua relação com o contexto social, político e religioso da época, buscando compreender o papel estratégico da instituição na formação educacional e técnica de jovens, articulando a expansão católica às demandas regionais. A metodologia adotada é bibliográfica, documental e qualitativa, pois se trata de um trabalho historiográfico porque é constituído de fatos históricos por meio de fontes que testificam o passado de uma instituição escolar católica, sendo essas fontes: voluntárias ou documentais, involuntárias e bibliográficas, admitindo – se que essas fontes constituem o universo das informações que foram utilizadas para reconstruir o itinerário da instituição escolar. Foram aproximadamente 195 referências bibliográficas que compuseram a pesquisa, sendo possível destacar algumas delas: Azzi (1997/1999/2002, 2003 e 2019), Barros (2006/2017), Costa (2020), Gomes (2029), Gonçalves (2020/2021), Manacorda (2004), Mendonça (2009/2012), Nosella e Buffa (2006/2013), Revista Informação Goiana, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Jornal Brasil Central e Zotti (2004/2007). A pesquisa organiza-se em três etapas: levantamento e catalogação de fontes, análise documental e construção da narrativa histórica e em quatro capítulos, sendo que o primeiro capítulo trata dos arranjos educacionais, políticos e religiosos em Goiás entre 1925 e 1955, entendendo que esses arranjos foram pilares da fundação do Gymnasio Archidiocesano Anchieta; o segundo capitulo faz uma breve descrição da transição de arraial de Bonfim para Silvânia-GO e descreve como Silvania-GO abrigou a instituição num período de grandes transformações no Estado e no país por conta da Revolução de 1930, da restauração da Igreja Católica e das reformas educacionais implementadas na primeira metade do século XX; O terceiro capítulo trata da estrutura organizacional do Gymnasio Archidiocesano Anchieta enquanto escola confessional, estabelecendo um diálogo com teóricos que compreendem as nuances deste tipo de escola. Nesse capítulo dá-se uma ênfase ao ensino secundário que no Brasil como um todo, este tipo de ensino se iniciou a partir do Decreto Lei nº 4.244 de 09/04/1942 se configurando como um ensino de formação básica para a elite, sendo que os cursos no ensino secundário eram ofertados em dois tipos de estabelecimentos, os ginásios (1º ciclo) e os colégios (2º ciclo). O quarto capítulo descreve os principais detalhes da fundação e funcionamento do Gymnasio Archidiocesano Anchieta no recorte temporal da pesquisa, enfatizando a pesquisa documental e encarando a dificuldade de acesso aos arquivos escolares da instituição. Os resultados apontam para a centralidade de Dom Emanuel Gomes de Oliveira como articulador estratégico na fundação e gestão do Gymnasio Archidiocesano Anchieta, considerando que a administração do estabelecimento de ensino adaptou elementos do modelo salesiano ao contexto regional, promovendo a integração entre a formação propedêutica e utilitária. As fontes indicam que a instituição desempenhou um papel relevante na articulação entre educação, cultura e religião, contribuindo para o projeto de expansão católica e para a economia de Goiás, na medida que atendia as demandas sociais locais, regionais e estaduais. No que se refere ao trabalho pedagógico do Gymnasio Archidiocesano Anchieta durante os anos de 1925 e 1955, entende-se que suas concepções e ações pretendiam ser um instrumento contribuinte para a maximização de conhecimentos, pois se demonstra por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, a importância do Gymnasio Archidiocesano Anchieta para o desenvolvimento da educação em Silvânia/GO e em todo o Estado, reportando ao fato de a cidade, em função da fundação e funcionamento dessa unidade escolar ter formado tantas personalidades que contribuíram enormemente para o engrandecimento do Estado.
Abstract: This doctoral dissertation, submitted as a requirement for the PhD degree in Education at the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia – MG, specifically within the Research Line in History and Historiography of Education, seeks to contribute to the history and historiography of education in Goiás, exploring the period from 1925 to 1955, when the Gymnasio Archidiocesano Anchieta was founded and operated in Bonfim-GO (present-day Silvânia-GO). The central problem of the study concerns the convergence of interests between the Archdiocese of Goiás, led by Dom Emanuel Gomes de Oliveira during this period, and the Catholic educational expansion project, which included both propaedeutic and agricultural technical training. The categories of analysis employed were highly objective, with no codification in the organization of data. However, the bibliographic references were systematized and interpreted according to the gradual expansion of thematic axes, which were converted into titles and subtitles. The main objective is to analyze the educational, pedagogical, and organizational characteristics of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta and its relation to the social, political, and religious context of the time, in order to understand the strategic role of the institution in the educational and technical formation of youth, linking Catholic expansion to regional demands. The methodology adopted is bibliographic, documentary, and qualitative, since this is a historiographical work built upon historical facts through sources that testify to the past of a Catholic school institution. These sources include voluntary or documentary, involuntary, and bibliographic materials, all of which constitute the body of information used to reconstruct the school’s historical trajectory. Approximately 195 bibliographic references composed the research corpus, among which the following stand out: Azzi (1997/1999/2002, 2003, 2019), Barros (2006/2017), Costa (2020), Gomes (2029), Gonçalves (2020/2021), Manacorda (2004), Mendonça (2009/2012), Nosella & Buffa (2006/2013), Revista Informação Goiana, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Jornal Brasil Central, and Zotti (2004/2007). The research was organized in three stages—collection and cataloguing of sources, documentary analysis, and construction of the historical narrative—and is structured into four chapters. The first chapter examines the educational, political, and religious arrangements in Goiás between 1925 and 1955, which laid the foundation for the establishment of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta. The second chapter provides a brief description of the transition from the settlement of Bonfim to the city of Silvânia-GO, and discusses how Silvânia hosted the institution during a period of profound transformations in the state and the country, due to the Revolution of 1930, the restoration of the Catholic Church, and the educational reforms implemented in the first half of the 20th century. The third chapter addresses the organizational structure of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta as a denominational school, engaging with theorists who explore the nuances of this type of institution. Particular emphasis is given to secondary education, which in Brazil as a whole was formally structured through Decree-Law No. 4,244 of April 9, 1942, configuring it as a basic education track for the elite. At that time, secondary education was offered in two types of establishments: ginásios (first cycle) and colégios (second cycle). The fourth chapter presents the main details regarding the foundation and functioning of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta within the defined time frame, emphasizing documentary research and acknowledging the difficulties encountered in accessing the school’s archives. The findings highlight the central role of Dom Emanuel Gomes de Oliveira as a strategic leader in the foundation and management of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta, considering that the school’s administration adapted elements of the Salesian model to the regional context, fostering integration between propaedeutic and utilitarian training. The sources indicate that the institution played a significant role in articulating education, culture, and religion, contributing both to the Catholic expansion project and to the economy of Goiás, insofar as it responded to local, regional, and state demands. Regarding the pedagogical work of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta between 1925 and 1955, the study concludes that its conceptions and practices sought to serve as a contributing instrument for the enhancement of knowledge. The bibliographic and documentary research demonstrates the importance of the Gymnasio Archidiocesano Anchieta for the development of education in Silvânia-GO and throughout the state, underscoring the fact that the city, through the establishment and operation of this school, educated many individuals who later made substantial contributions to the advancement of Goiás.
Keywords: política
politics
igreja
church
educação
education
escola católica
catholic school
ensino secundário
secondary education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Religião - História
Religião e cultura
Religião nos livros didáticos
Escolas católicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: OLIVEIRA, Rafael Vasconcelos de. Gymnasio Archidiocesano Anchieta (1925-1955) em Silvânia-Goiás: política, religião e educação. 2025. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5529
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5529
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47296
Date of defense: 14-Aug-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GymnasioArchidiocesanoAnchieta.pdfTese18.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons