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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O Quilombo do Ambrósio em sala de aula: educação antirracista e valorização da cultura negra em Ibiá-MG
Título (s) alternativo (s): Quilombo do Ambrósio in the classroom: Anti-racist education and appreciation of black culture in Ibiá-MG
Autor: Figueiredo, Bruna Priscila de Oliveira
Primer orientador: Almeida, Ivete Batista da Silva
Primer miembro de la banca: Brasileiro, Jeremias
Segundo miembro de la banca: Abreu, Jean Luiz Neves de
Resumen: O presente estudo dedica-se à reflexão sobre a questão racial no Brasil, reconhecendo o racismo como uma das principais fontes geradoras de desigualdades sociais e destacando a educação antirracista como ferramenta essencial para a transformação social. Busca-se, assim, desconstruir narrativas eurocêntricas ainda presentes em nossa história e valorizar a trajetória do povo negro, reconhecendo-o como formador de nossa nação e como potência histórica, intelectual e cultural. Especificamente, a pesquisa apresenta informações sobre o Sítio Arqueológico Quilombo do Ambrósio, localizado em Ibiá, Minas Gerais, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre essa história e fortalecer a valorização da cultura negra na região. Ressalte-se que o Quilombo do Ambrósio também existiu em outras localidades mineiras, como Cristais e Formiga, igualmente dignas de reconhecimento e valorização. Entretanto, a escolha pelo quilombo de Ibiá não se deu por acaso; ela surgiu como uma semente de um desejo antigo: o de falar do lugar onde cresci e vivi, das histórias que marcaram minha infância e do vínculo compartilhado com a mesma terra de Ambrósio, conferindo a este trabalho um caráter afetivo, profundamente enraizado em minha memória e identidade. A relevância do tema justifica-se tanto pelo fato de o racismo constituir-se como um problema central de nossa sociedade, quanto pela importância histórica do quilombo em questão, que foi uma das sedes do segundo maior quilombo já existente no Brasil e o maior de Minas Gerais, sendo o Sítio Arqueológico Quilombo do Ambrósio tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A discussão sobre a temática racial fundamentou-se em estudos de grandes pensadores e intelectuais negros e negras, enquanto as informações relativas ao sítio arqueológico foram obtidas a partir de documentos oficiais sobre o processo de tombamento, de trabalhos de pesquisadores dedicados ao estudo do Quilombo do Ambrósio e de pesquisa oral realizada com uma moradora e representante do povoado Quilombo do Ambrósio atual. A partir dos resultados desta pesquisa, foi elaborado um material paradidático, apresentado e discutido com alunos da Escola Municipal Quilombo do Ambrósio, no Povoado Quilombo do Ambrósio de Ibiá, como instrumento de promoção da educação antirracista. Apesar de todos os problemas existentes em uma sociedade estruturalmente racista e o consequente distanciamento do povo com as origens históricas do local, os resultados foram consideravelmente positivos, evidenciando o desenvolvimento de uma consciência crítica entre os estudantes. Tal processo vem sendo fortalecido pelo trabalho de valorização da história do povo negro, realizado principalmente pela organização de alguns moradores da região, destacando entre eles a professora, historiadora e representante da comunidade, Victória Afonso de Castro, cuja atuação tem contribuído significativamente para manter viva a memória e o legado do quilombo, configurando-se como uma importante referência no processo de preservação e valorização dessa história, embora ainda persistam desafios significativos a serem superados na luta contra o racismo.
Palabras clave: Educação antirracista
Antiracist Education
Quilombo do Ambrósio
Racismo
Quilombo do ASítio arqueológico Quilombo do Ambrósio.
Racism
Quilombo do Ambrósio Archaeological Site
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FIGUEIREDO, Bruna Priscila de Oliveira. O Quilombo do Ambrósio em sala de aula: educação antirracista e valorização da cultura negra em Ibiá-MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47282
Fecha de defensa: 22-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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