Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47251
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7403-7971
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: De remédio a veneno: os discursos sobre a cocaína na Gazeta de Notícias e suas possibilidades no ensino de História (1885-1910)
Autor: Deolino, Iago Messias
Primer orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primer miembro de la banca: Cunha, Maria Fernanda Ribeiro
Segundo miembro de la banca: Mahl, Marcelo Lapuente
Resumen: Este artigo procura investigar as alterações discursivas pelos quais passam os textos que citam a cocaína entre o fim do século XIX e o início do século XX – em específico partindo do ano de 1885, quando começam a surgir textos e anúncios que tratam da substância; até 1910, quando um discurso iminentemente negativo se estabelece a seu respeito. As fontes utilizadas são anúncios, notícias e contos da Gazeta de Notícias, um importante jornal periódico do Rio de Janeiro, com ampla divulgação e difusão social. Se em um primeiro momento a cocaína era anunciada como medicamento, e celebrada como uma substância revolucionária nos artigos do periódico, sua apresentação se altera profundamente. Em um intervalo relativamente curto, menos de trinta anos, ela passa a figurar como um problema social contra o qual começa a bradar o jornal. Ao final do artigo, são conduzidas uma discussão sobre o uso da imprensa como fonte para o desenvolvimento do conhecimento histórico na educação básica e uma análise da BNCC a respeito da possibilidade de utilização do tema das drogas em sala de aula, em conformidade com a normativa. A partir destas duas discussões, é proposto um plano de ensino que elabora o conceito de proibicionismo, bem como o seu papel na construção de políticas públicas a respeito de drogas no Brasil, enquanto propõe reflexões sobre a participação da imprensa nesse processo, e sobre a própria escrita de textos jornalísticos, a partir da análise de duas notícias de jornais publicadas em momentos históricos distintos.
Palabras clave: Cocaína
Periódicos
Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DEOLINO, Iago Messias. De remédio a veneno: os discursos sobre a cocaína na Gazeta de Notícias e suas possibilidades no ensino de História (1885-1910). 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47251
Fecha de defensa: 22-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RemédioVenenoDiscursos.pdfArtigo1.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.