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dc.creatorDeolino, Iago Messias-
dc.date.accessioned2025-10-02T14:15:01Z-
dc.date.available2025-10-02T14:15:01Z-
dc.date.issued2025-09-22-
dc.identifier.citationDEOLINO, Iago Messias. De remédio a veneno: os discursos sobre a cocaína na Gazeta de Notícias e suas possibilidades no ensino de História (1885-1910). 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47251-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCocaínapt_BR
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDe remédio a veneno: os discursos sobre a cocaína na Gazeta de Notícias e suas possibilidades no ensino de História (1885-1910)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Daniela Magalhães da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178198614920144pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Maria Fernanda Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396506818720471pt_BR
dc.contributor.referee2Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460148926174770pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo procura investigar as alterações discursivas pelos quais passam os textos que citam a cocaína entre o fim do século XIX e o início do século XX – em específico partindo do ano de 1885, quando começam a surgir textos e anúncios que tratam da substância; até 1910, quando um discurso iminentemente negativo se estabelece a seu respeito. As fontes utilizadas são anúncios, notícias e contos da Gazeta de Notícias, um importante jornal periódico do Rio de Janeiro, com ampla divulgação e difusão social. Se em um primeiro momento a cocaína era anunciada como medicamento, e celebrada como uma substância revolucionária nos artigos do periódico, sua apresentação se altera profundamente. Em um intervalo relativamente curto, menos de trinta anos, ela passa a figurar como um problema social contra o qual começa a bradar o jornal. Ao final do artigo, são conduzidas uma discussão sobre o uso da imprensa como fonte para o desenvolvimento do conhecimento histórico na educação básica e uma análise da BNCC a respeito da possibilidade de utilização do tema das drogas em sala de aula, em conformidade com a normativa. A partir destas duas discussões, é proposto um plano de ensino que elabora o conceito de proibicionismo, bem como o seu papel na construção de políticas públicas a respeito de drogas no Brasil, enquanto propõe reflexões sobre a participação da imprensa nesse processo, e sobre a própria escrita de textos jornalísticos, a partir da análise de duas notícias de jornais publicadas em momentos históricos distintos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode193386177-
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

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