Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47242
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-09-23
Título: O impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças autistas: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): The impact of caregivers' socioeconomic and cultural status on the motor performance of autistic children: a systematic review
Autor(es): Sousa, Monaisa Rafaela Machado de
Cabral, Ana Luiza Borges
Primeiro orientador: Dionísio, Jadiane
Primeiro membro da banca: Lange, Cristiane
Segundo membro da banca: Kishi, Marcos Seizo
Terceiro membro da banca: Dionísio, Jadiane
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve alterações sociais, comunicativas e motoras. O desempenho motor dessas crianças pode ser afetado por fatores socioeconômicos e culturais dos cuidadores, que influenciam o acesso a diagnóstico, terapias e oportunidades de prática. Objetivo: Identificar, por meio de revisão sistemática, o impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças com TEA. Metodologia: as buscas foram realizadas em base de dados científicos específicos em Ciência da Saúde estruturadas na forma PICOS, sendo incluídos estudos experimentais (de coorte transversais ou longitudinais), publicados entre 2020 e 2025. A plataforma utilizada para acessar essas bases de dados foi o Portal de Periódicos CAPES por meio de acesso remoto através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), entre abril e agosto de 2025, em diferentes idiomas, que relacionassem desempenho motor de crianças com TEA e fatores socioeconômicos. A qualidade metodológica foi avaliada pelo instrumento RoB 2 da Cochrane. Resultados: após a seleção, 7 estudos foram incluídos, com amostras entre 16 a 6843 crianças. Os achados mostraram que maior nível escolar e renda familiar favorecem o melhor desempenho motor e participação de crianças com TEA em atividades físicas. Enquanto que a vulnerabilidade social esteve associada a atrasos motores, dificuldades de acesso a intervenções e diagnóstico tardio. Conclusão: o desenvolvimento motor de crianças autistas é associado ao contexto socioeconômico e cultural dos cuidadores. Nesse sentido, melhores condições familiares favorecem oportunidades de intervenção, enquanto desigualdades ampliam atrasos e barreiras.
Abstract: Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) involves social, communicative, and motor impairments. The motor performance of these children can be affected by caregivers' socioeconomic and cultural factors, which influence access to diagnosis, therapies, and practice opportunities. Objective: To identify, through a systematic review, the impact of caregivers' socioeconomic and cultural status on the motor performance of children with ASD. Methodology: Searches were conducted in specific scientific databases in Health Sciences structured in the PICOS format, including experimental studies (cross-sectional or longitudinal cohort studies) published between 2020 and 2025. Methodological quality was assessed using the Cochrane RoB 2 instrument. Results: After selection, seven studies were included, with sample sizes ranging from 16 to 6843 children. Conclusion: The motor development of autistic children is associated with the socioeconomic and cultural context of caregivers. In this sense, better family conditions favor opportunities for intervention, while inequalities increase delays and barriers.
Palavras-chave: Autismo
Cuidadores
Pais
Crianças
Socioeconômico
Cultural
Social
Econômico
Desenvolvimento motor
Epidemiologia
Autism
Caregivers
Parents
Children
Aocioeconomic
Economic
Motor development
Epidemiology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Monaisa Rafaela; CABRAL, Ana Luiza Borges. O impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças autistas: uma revisão sistemática. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47242
Data de defesa: 23-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoNívelSocioeconômico.pdf
  Até 2027-09-23
395.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.