Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47242| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| Término do embargo: | 2027-09-23 |
| Título: | O impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças autistas: uma revisão sistemática |
| Título(s) alternativo(s): | The impact of caregivers' socioeconomic and cultural status on the motor performance of autistic children: a systematic review |
| Autor(es): | Sousa, Monaisa Rafaela Machado de Cabral, Ana Luiza Borges |
| Primeiro orientador: | Dionísio, Jadiane |
| Primeiro membro da banca: | Lange, Cristiane |
| Segundo membro da banca: | Kishi, Marcos Seizo |
| Terceiro membro da banca: | Dionísio, Jadiane |
| Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve alterações sociais, comunicativas e motoras. O desempenho motor dessas crianças pode ser afetado por fatores socioeconômicos e culturais dos cuidadores, que influenciam o acesso a diagnóstico, terapias e oportunidades de prática. Objetivo: Identificar, por meio de revisão sistemática, o impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças com TEA. Metodologia: as buscas foram realizadas em base de dados científicos específicos em Ciência da Saúde estruturadas na forma PICOS, sendo incluídos estudos experimentais (de coorte transversais ou longitudinais), publicados entre 2020 e 2025. A plataforma utilizada para acessar essas bases de dados foi o Portal de Periódicos CAPES por meio de acesso remoto através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), entre abril e agosto de 2025, em diferentes idiomas, que relacionassem desempenho motor de crianças com TEA e fatores socioeconômicos. A qualidade metodológica foi avaliada pelo instrumento RoB 2 da Cochrane. Resultados: após a seleção, 7 estudos foram incluídos, com amostras entre 16 a 6843 crianças. Os achados mostraram que maior nível escolar e renda familiar favorecem o melhor desempenho motor e participação de crianças com TEA em atividades físicas. Enquanto que a vulnerabilidade social esteve associada a atrasos motores, dificuldades de acesso a intervenções e diagnóstico tardio. Conclusão: o desenvolvimento motor de crianças autistas é associado ao contexto socioeconômico e cultural dos cuidadores. Nesse sentido, melhores condições familiares favorecem oportunidades de intervenção, enquanto desigualdades ampliam atrasos e barreiras. |
| Abstract: | Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) involves social, communicative, and motor impairments. The motor performance of these children can be affected by caregivers' socioeconomic and cultural factors, which influence access to diagnosis, therapies, and practice opportunities. Objective: To identify, through a systematic review, the impact of caregivers' socioeconomic and cultural status on the motor performance of children with ASD. Methodology: Searches were conducted in specific scientific databases in Health Sciences structured in the PICOS format, including experimental studies (cross-sectional or longitudinal cohort studies) published between 2020 and 2025. Methodological quality was assessed using the Cochrane RoB 2 instrument. Results: After selection, seven studies were included, with sample sizes ranging from 16 to 6843 children. Conclusion: The motor development of autistic children is associated with the socioeconomic and cultural context of caregivers. In this sense, better family conditions favor opportunities for intervention, while inequalities increase delays and barriers. |
| Palavras-chave: | Autismo Cuidadores Pais Crianças Socioeconômico Cultural Social Econômico Desenvolvimento motor Epidemiologia Autism Caregivers Parents Children Aocioeconomic Economic Motor development Epidemiology |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUSA, Monaisa Rafaela; CABRAL, Ana Luiza Borges. O impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças autistas: uma revisão sistemática. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47242 |
| Data de defesa: | 23-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ImpactoNívelSocioeconômico.pdf Até 2027-09-23 | 395.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.