Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Monaisa Rafaela Machado de-
dc.creatorCabral, Ana Luiza Borges-
dc.date.accessioned2025-10-01T17:34:36Z-
dc.date.available2025-10-01T17:34:36Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationSOUSA, Monaisa Rafaela; CABRAL, Ana Luiza Borges. O impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças autistas: uma revisão sistemática. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47242-
dc.description.abstractIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) involves social, communicative, and motor impairments. The motor performance of these children can be affected by caregivers' socioeconomic and cultural factors, which influence access to diagnosis, therapies, and practice opportunities. Objective: To identify, through a systematic review, the impact of caregivers' socioeconomic and cultural status on the motor performance of children with ASD. Methodology: Searches were conducted in specific scientific databases in Health Sciences structured in the PICOS format, including experimental studies (cross-sectional or longitudinal cohort studies) published between 2020 and 2025. Methodological quality was assessed using the Cochrane RoB 2 instrument. Results: After selection, seven studies were included, with sample sizes ranging from 16 to 6843 children. Conclusion: The motor development of autistic children is associated with the socioeconomic and cultural context of caregivers. In this sense, better family conditions favor opportunities for intervention, while inequalities increase delays and barriers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSocioeconômicopt_BR
dc.subjectCulturalpt_BR
dc.subjectSocialpt_BR
dc.subjectEconômicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectCaregiverspt_BR
dc.subjectParentspt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectAocioeconomicpt_BR
dc.subjectEconomicpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectEpidemiologypt_BR
dc.titleO impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças autistas: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of caregivers' socioeconomic and cultural status on the motor performance of autistic children: a systematic reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dionísio, Jadiane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067940853843923pt_BR
dc.contributor.referee1Lange, Cristiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261023201454087pt_BR
dc.contributor.referee2Kishi, Marcos Seizo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2333440373816942pt_BR
dc.contributor.referee3Dionísio, Jadiane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067940853843923pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7170468473768693pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve alterações sociais, comunicativas e motoras. O desempenho motor dessas crianças pode ser afetado por fatores socioeconômicos e culturais dos cuidadores, que influenciam o acesso a diagnóstico, terapias e oportunidades de prática. Objetivo: Identificar, por meio de revisão sistemática, o impacto do nível socioeconômico e cultural dos cuidadores no desempenho motor de crianças com TEA. Metodologia: as buscas foram realizadas em base de dados científicos específicos em Ciência da Saúde estruturadas na forma PICOS, sendo incluídos estudos experimentais (de coorte transversais ou longitudinais), publicados entre 2020 e 2025. A plataforma utilizada para acessar essas bases de dados foi o Portal de Periódicos CAPES por meio de acesso remoto através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), entre abril e agosto de 2025, em diferentes idiomas, que relacionassem desempenho motor de crianças com TEA e fatores socioeconômicos. A qualidade metodológica foi avaliada pelo instrumento RoB 2 da Cochrane. Resultados: após a seleção, 7 estudos foram incluídos, com amostras entre 16 a 6843 crianças. Os achados mostraram que maior nível escolar e renda familiar favorecem o melhor desempenho motor e participação de crianças com TEA em atividades físicas. Enquanto que a vulnerabilidade social esteve associada a atrasos motores, dificuldades de acesso a intervenções e diagnóstico tardio. Conclusão: o desenvolvimento motor de crianças autistas é associado ao contexto socioeconômico e cultural dos cuidadores. Nesse sentido, melhores condições familiares favorecem oportunidades de intervenção, enquanto desigualdades ampliam atrasos e barreiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFisioterapiapt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.embargo.termsEstá sendo preparado para submissão em revista científicapt_BR
dc.description.embargo2027-09-23-
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoNívelSocioeconômico.pdf
  Until 2027-09-23
395.1 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.