Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47234
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A atualidade de Ferdinand de Saussure no ensino de Língua Portuguesa: teoria, prática e reflexão
Título(s) alternativo(s): The relevance of Ferdinand de Saussure in Portuguese Language teaching: theory, practice and reflection.
Autor(es): Rosa, César Morais
Primeiro orientador: Silveira, Eliane Mara
Primeiro membro da banca: Coelho, Micaela Pafume
Segundo membro da banca: Valentim, Helena Virgínia Topa
Resumo: A partir da publicação póstuma do Curso de Linguística Geral (CLG) em 1916, refletir sobre a teoria saussuriana tornou-se uma tarefa recorrente. Isso porque as noções e os princípios do quadro teórico saussuriano foram extremamente potentes para conceder à linguística um estatuto de cientificidade, estabelecendo-a como um campo autônomo. Nessa direção, este trabalho é orientado pela hipótese de que, após todos esses anos da morte de Saussure, a produção intelectual do genebrino ainda se mantém pertinente para responder, no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, a questionamentos de ordem empírica quanto ao funcionamento da língua/linguagem e suas propriedades. Portanto, acreditamos que tal produção presentifica-se no ensino de Língua Portuguesa por meio de adaptações didáticas. Para buscarmos caminhos de reflexão acerca dessa hipótese, num primeiro momento, revisitamos o conceito de língua delimitado por Saussure no CLG e as suas implicações teóricas no campo da linguística. Essa manobra nos ajuda a compreender como a teoria linguística pode auxiliar o processo de ensino. Num segundo momento, passamos por alguns questionamentos que reafirmam determinada leitura do arcabouço teórico saussuriano, a qual pode influenciar a interpretação e mobilização das ideias do linguista genebrino para o ensino de Língua Portuguesa. Em seguida, valemo-nos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio (PCNEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de investigar a presença da reflexão teórica de Saussure desde as primeiras orientações curriculares até as normativas vigentes. Por fim, a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), selecionamos quatro livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio destinados às escolas públicas, quais sejam: Gramática: texto: análise e construção de sentido; Ser protagonista: Língua Portuguesa; Moderna Plus: linguagens e suas tecnologias; e Língua Portuguesa: linguagens e cultura. A análise desses materiais vem nos apontando que há uma rede de diálogo entre Curso, as diretrizes educacionais e a produção dos livros didáticos.
Abstract: Since the posthumous publication of the Course in General Linguistics (CLG) in 1916, reflecting on Saussurean theory has become a recurring task. This is because the notions and principles of the Saussurean theoretical framework were extremely powerful in granting linguistics a scientific status, establishing it as an autonomous field. In this sense, this study is guided by the hypothesis that, after all these years since Saussure's death, the intellectual production of the Geneva-born linguist remains relevant in addressing empirical questions regarding the functioning of language and its properties in the teaching-learning process of Portuguese. Therefore, we believe that such production is present in Portuguese language teaching through didactic adaptations. In order to think about this hypothesis, we first revisit the concept of language as defined by Saussure in the CGL and its theoretical implications in the field of linguistics. This approach helps us understand how linguistic theory can support the teaching process. In a second step, we examine some questions that reaffirm a particular reading of the Saussurean theoretical framework, which may influence the interpretation and application of the Genevan linguist's ideas in Portuguese language teaching. Next, we refer to the National Curriculum Parameters for High School (PCNEM) and the Common National Curriculum Base (BNCC) to investigate the presence of Saussure's theoretical reflections from the earliest curricular guidelines to current regulations. Finally, based on the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD), we selected four Portuguese language textbooks for high school students in public schools, namely: Gramática: Texto, Análise e Construção de Sentido; Ser Protagonista: Língua Portuguesa; Moderna Plus: Linguagens e suas Tecnologias; and Língua Portuguesa: Linguagens e Cultura. The analysis of these materials has shown that there is a network of dialogue between the Course, educational guidelines, and the production of textbooks.
Palavras-chave: Ferdinand de Saussure
Ensino de Língua Portuguesa
Livros didáticos
Portuguese language teaching
textbooks
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 - Crítica e interpretação
Livros didáticos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: ROSA, César Morais. A atualidade de Ferdinand de Saussure no ensino de Língua Portuguesa: teoria, prática e reflexão. 2025. 89 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5588.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5588
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47234
Data de defesa: 25-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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