Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47226
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9475-1680
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Pensando o ensino presencial a partir do Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP): experiências de estágio supervisionado em história (2021-2022)
Autor: Jesus, Lucas dos Reis de
Primer orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primer miembro de la banca: Silva, Letícia Siabra da
Segundo miembro de la banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Resumen: O trabalho analisa experiências de Estágio Supervisionado em História realizadas na rede estadual de Uberlândia (MG) entre 2021 e 2022, com foco em ler o ensino presencial à luz do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), criado pelo Governo de Minas Gerais como resposta emergencial à pandemia de COVID-19. Adota abordagem qualitativa, descritivo-analítica, a partir de três conjuntos de fontes: (i) normativas da SEE/MG; (ii) materiais curriculares (Plano de Estudo Tutorado – PET, eds. 1 e 2/2021) e (iii) documentação produzida nos estágios (fichas de observação e relatórios finais). O Capítulo 1 recompõe a cronologia da emergência sanitária e examina o REANP e o PET como arranjos de continuidade, descrevendo condições e limites do trabalho docente e a experiência discente quanto a acesso, participação e sociabilidade. Os achados indicam que o PET operou como eixo administrativo-curricular, porém com ambivalências de conteúdo e orientação didática; que houve intensificação do trabalho docente, com baixa oferta de suporte/formação; e que barreiras materiais acentuaram a seletividade do acesso, sem recompor a sociabilidade escolar. O Capítulo 2 desloca o foco para o Estágio IV (presencial), mostrando a recomposição de ritmos e vínculos, a centralidade do diálogo e a reativação de espaços da escola como mediações para aprendizagens significativas. Conclui-se que, embora o remoto/híbrido tenha assegurado continuidade parcial, é no presencial que a escola se aproxima do sentido amplo de educação (formação humana, mediação cultural e sociabilidade).
Palabras clave: REANP
Plano de Estudo Tutorado (PET)
ensino remoto e híbrido
sociabilidade escolar
estágio supervisionado em História
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ESUS, Lucas do Reis de. Pensando o ensino presencial a partir do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP): experiências de estágio supervisionado em História (2021-2022). 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47226
Fecha de defensa: 22-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PensandoEnsinoPresencial.pdfTCC6.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.