Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47226Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Jesus, Lucas dos Reis de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-01T15:17:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-01T15:17:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-22 | - |
| dc.identifier.citation | ESUS, Lucas do Reis de. Pensando o ensino presencial a partir do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP): experiências de estágio supervisionado em História (2021-2022). 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47226 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | REANP | pt_BR |
| dc.subject | Plano de Estudo Tutorado (PET) | pt_BR |
| dc.subject | ensino remoto e híbrido | pt_BR |
| dc.subject | sociabilidade escolar | pt_BR |
| dc.subject | estágio supervisionado em História | pt_BR |
| dc.title | Pensando o ensino presencial a partir do Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP): experiências de estágio supervisionado em história (2021-2022) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Letícia Siabra da | - |
| dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
| dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=AC483DAA8F33240A1E727D4483C323D9.buscatextual_0 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho analisa experiências de Estágio Supervisionado em História realizadas na rede estadual de Uberlândia (MG) entre 2021 e 2022, com foco em ler o ensino presencial à luz do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), criado pelo Governo de Minas Gerais como resposta emergencial à pandemia de COVID-19. Adota abordagem qualitativa, descritivo-analítica, a partir de três conjuntos de fontes: (i) normativas da SEE/MG; (ii) materiais curriculares (Plano de Estudo Tutorado – PET, eds. 1 e 2/2021) e (iii) documentação produzida nos estágios (fichas de observação e relatórios finais). O Capítulo 1 recompõe a cronologia da emergência sanitária e examina o REANP e o PET como arranjos de continuidade, descrevendo condições e limites do trabalho docente e a experiência discente quanto a acesso, participação e sociabilidade. Os achados indicam que o PET operou como eixo administrativo-curricular, porém com ambivalências de conteúdo e orientação didática; que houve intensificação do trabalho docente, com baixa oferta de suporte/formação; e que barreiras materiais acentuaram a seletividade do acesso, sem recompor a sociabilidade escolar. O Capítulo 2 desloca o foco para o Estágio IV (presencial), mostrando a recomposição de ritmos e vínculos, a centralidade do diálogo e a reativação de espaços da escola como mediações para aprendizagens significativas. Conclui-se que, embora o remoto/híbrido tenha assegurado continuidade parcial, é no presencial que a escola se aproxima do sentido amplo de educação (formação humana, mediação cultural e sociabilidade). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193307842 | - |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PensandoEnsinoPresencial.pdf | TCC | 6.53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
