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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47226| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-9475-1680 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Pensando o ensino presencial a partir do Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP): experiências de estágio supervisionado em história (2021-2022) |
| Autor(es): | Jesus, Lucas dos Reis de |
| Primeiro orientador: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Letícia Siabra da |
| Segundo membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Resumo: | O trabalho analisa experiências de Estágio Supervisionado em História realizadas na rede estadual de Uberlândia (MG) entre 2021 e 2022, com foco em ler o ensino presencial à luz do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), criado pelo Governo de Minas Gerais como resposta emergencial à pandemia de COVID-19. Adota abordagem qualitativa, descritivo-analítica, a partir de três conjuntos de fontes: (i) normativas da SEE/MG; (ii) materiais curriculares (Plano de Estudo Tutorado – PET, eds. 1 e 2/2021) e (iii) documentação produzida nos estágios (fichas de observação e relatórios finais). O Capítulo 1 recompõe a cronologia da emergência sanitária e examina o REANP e o PET como arranjos de continuidade, descrevendo condições e limites do trabalho docente e a experiência discente quanto a acesso, participação e sociabilidade. Os achados indicam que o PET operou como eixo administrativo-curricular, porém com ambivalências de conteúdo e orientação didática; que houve intensificação do trabalho docente, com baixa oferta de suporte/formação; e que barreiras materiais acentuaram a seletividade do acesso, sem recompor a sociabilidade escolar. O Capítulo 2 desloca o foco para o Estágio IV (presencial), mostrando a recomposição de ritmos e vínculos, a centralidade do diálogo e a reativação de espaços da escola como mediações para aprendizagens significativas. Conclui-se que, embora o remoto/híbrido tenha assegurado continuidade parcial, é no presencial que a escola se aproxima do sentido amplo de educação (formação humana, mediação cultural e sociabilidade). |
| Palavras-chave: | REANP Plano de Estudo Tutorado (PET) ensino remoto e híbrido sociabilidade escolar estágio supervisionado em História |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ESUS, Lucas do Reis de. Pensando o ensino presencial a partir do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP): experiências de estágio supervisionado em História (2021-2022). 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47226 |
| Data de defesa: | 22-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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