Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47218| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise do fenômeno da desinformação no meio digital e uma proposta de sequência didática sobre o tema para a disciplina de História no Ensino Fundamental |
| Autor(es): | Souza, Rafael Ferreira de |
| Primeiro orientador: | Morais, Sergio Paulo |
| Primeiro membro da banca: | Vieira, Ana Laura de Castro |
| Segundo membro da banca: | Belmiro, Claudiane Mara Braga |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História foi composto a partir de uma pesquisa sobre o universo da desinformação, com enfoque no meio digital. Ao longo do texto, aborda-se as notícias falsas, o negacionismo em suas múltiplas vertentes e o fenômeno da pós-verdade, em um esforço de compreender amplamente a epidemia desinformativa. Analisa-se, ainda, o papel das empresas conhecidas como big techs nesse contexto, conferindo destaque ao processo de formação das bolhas digitais e à instrumentalização das redes sociais por grupos políticos extremistas. O estudo também inclui algumas análises de peças de desinformação coletadas nas redes sociais. Na etapa final deste trabalho, apresenta-se relato de experiência referente ao projeto “Combate à desinformação em sala de aula”, desenvolvido ao longo das disciplinas de Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Uberlândia, bem como uma proposta de sequência didática para a disciplina de História no 9º do Ensino Fundamental, voltada ao enfrentamento da desinformação. |
| Palavras-chave: | Desinformação Disinformation Negacionismo Denialism Notícias falsas Fake news Educação Education |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUZA, Rafael Ferreira de. Análise do fenômeno da desinformação no meio digital e uma proposta de sequência didática sobre o tema para a disciplina de História no Ensino Fundamental. 2025. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47218 |
| Data de defesa: | 23-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseFenômenoDesinformação.pdf | 849.82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
