Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Rafael Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-10-01T14:55:30Z-
dc.date.available2025-10-01T14:55:30Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Ferreira de. Análise do fenômeno da desinformação no meio digital e uma proposta de sequência didática sobre o tema para a disciplina de História no Ensino Fundamental. 2025. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47218-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectNegacionismopt_BR
dc.subjectDenialismpt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAnálise do fenômeno da desinformação no meio digital e uma proposta de sequência didática sobre o tema para a disciplina de História no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sergio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Ana Laura de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0789251228575171pt_BR
dc.contributor.referee2Belmiro, Claudiane Mara Braga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4552889696043012pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História foi composto a partir de uma pesquisa sobre o universo da desinformação, com enfoque no meio digital. Ao longo do texto, aborda-se as notícias falsas, o negacionismo em suas múltiplas vertentes e o fenômeno da pós-verdade, em um esforço de compreender amplamente a epidemia desinformativa. Analisa-se, ainda, o papel das empresas conhecidas como big techs nesse contexto, conferindo destaque ao processo de formação das bolhas digitais e à instrumentalização das redes sociais por grupos políticos extremistas. O estudo também inclui algumas análises de peças de desinformação coletadas nas redes sociais. Na etapa final deste trabalho, apresenta-se relato de experiência referente ao projeto “Combate à desinformação em sala de aula”, desenvolvido ao longo das disciplinas de Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Uberlândia, bem como uma proposta de sequência didática para a disciplina de História no 9º do Ensino Fundamental, voltada ao enfrentamento da desinformação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseFenômenoDesinformação.pdf849.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons