Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47214| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-7939-1137 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Das experiências narradas aos saberes (re)tomados: a história indígena, o ensino de história e um futuro ancestral |
| Author: | Biggi, João Victor Xavier |
| First Advisor: | Nascimento, Patrícia Emanuelle |
| First member of the Committee: | Pinho, Amon Santos |
| Second member of the Committee: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
| Summary: | O presente trabalho possui como temática central a História Indígena e o Ensino de História, com ênfases nos processos formativos e educacionais de estudantes indígenas em contexto urbano, pois com a promulgação da Lei n° 11.645/2008 tornou-se obrigatório o ensino da Cultura e da História Indígena nas escolas de Educação Básica em todo território brasileiro. Deste modo essa pesquisa visa compreender o Ensino de História Indígena e de suas narrativas presentes na cidade de Uberlândia, desvendando se suas abordagens remetem a um ensino genérico e tipificado ou que incluem e percebam as populações originárias e indígenas brasileiras. Esse trabalho busca por identificar apagamentos histórico e sociais das populações indígenas tanto em Uberlândia - MG, quanto no Brasil, durante os seus períodos educacionais e formativos, permitindo deliberar sobre tais questões acerca do desempenho e do impacto da legislação referida e de como a educação em si pode assumir o papel de um instrumento para a retomada étnica da população indígena em centros urbanos por meio de uma reunião e apresentação de dados quantitativos retirados de documentos oficiais que marcam os números de estudantes indígenas matriculados na cidade de Uberlândia nos últimos anos e de estudos qualitativos de materiais bibliográficos compostos por relatos de indígenas já graduados que narram suas experiências educacionais e por livros didáticos utilizados em escolas públicas estaduais dessa região para o Ensino de História, partindo de conceitos centrais como a experiência, a interculturalidade e as práticas decoloniais (THOMPSON, 1981; BENJAMIN, 1987; FREIRE, 1996; CANDAU, 2008; WALSH, 2019). A pesquisa permite concluir que a educação tem valor significante para o processo de identificação, autodeclaração e reconhecimento étnico, implicando diretamente para uma possível movimentação e mobilização de retomada étnica por estudantes em grandes cidades, de maneira que as abordagens e os conteúdos curriculares são decisivos ao derrubar barreiras e reduzir dicotomias históricas, culturais e raciais. |
| Abstract: | The central theme of the present work is Indigenous History and the Teaching of History, with an emphasis on the formative and educational processes of Indigenous students in an urban contexto, considering the enactment of Law No. 11,645/2008, the teaching of Indigenous Culture and History became mandatory in Basic Education schools throughout Brazil. This research, therefore, aims to understand the Teaching of Indigenous History and its narratives present in the city of Uberlândia, uncovering whether their approaches refer to generic and typified teaching or if they include and perceive the original and Indigenous Brazilian populations. This work seeks to identify historical and social erasures of Indigenous populations both in Uberlândia, MG, and in Brazil during their educational and formative periods. This allows for deliberation on issues regarding the performance and impact of the aforementioned legislation and how education itself can assume the role of a tool for the ethnic reclamation of the Indigenous population in urban centers. This is done through a compilation and presentation of quantitative data from official documents marking the number of Indigenous students enrolled in the city of Uberlândia in recent years, and qualitative studies of bibliographic materials composed of accounts from already-graduated Indigenous people who narrate their educational experiences, as well as textbooks used for History classes in state public schools in this region, based on central concepts like experience, interculturality, and decolonial practices (THOMPSON, 1981; BENJAMIN, 1987; FREIRE, 1996; CANDAU, 2008; WALSH, 2019). The research permits for the conclusion that education has significant value for the process of ethnic identification, self-declaration, and recognition, directly implying a possible movement and mobilization for ethnic reclamation by students in large cities. The approaches and curricular contents are decisive in breaking down barriers and reducing historical, cultural, and racial dichotomies. |
| Keywords: | História Indígena Ensino de História Experiências Narradas Narrativas históricas Indígenas em Contexto Urbano Indigenous History History Teaching Narrated Experiences Historical Narratives Indigenous People in Urban Contexts |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | BIGGI, João Victor Xavier. Das experiências narradas aos saberes (re)tomados: a história indígena, o ensino de história e um futuro ancestral. 2025. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47214 |
| Date of defense: | 18-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ExperiênciasNarradasSaberes.pdf | TCC | 841.45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
