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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de heurísticas computacionais bioinspiradas no jogo do dinossauro
Título (s) alternativo (s): Application of bioinspired computational heuristics in the dinosaur game
Autor: Mundim, Guilherme Peres
Primer orientador: Brasil, Christiane Regina Soares
Primer miembro de la banca: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Segundo miembro de la banca: Sousa, Daniela Justiniano de
Resumen: A Computação Bioinspirada refere-se a uma área de pesquisa dedicada ao desenvolvimento de heurísticas computacionais inspiradas em fenômenos naturais, com o objetivo de lidar com problemas altamente complexos. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, duas heurísticas computacionais foram implementadas – o Algoritmo Evolutivo (AE) e a Rede Neural Artificial – para a solução do jogo do dinossauro do Google Chrome, baseado na pesquisa de Pereira (2023). Neste jogo, os dinossauros devem escapar dos obstáculos, tentando sobreviver o máximo de tempo possível. Neste contexto, as técnicas inteligentes foram aplicadas para que os dinossauros pudessem agir de modo autônomo. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram promissores, e quando comparados à literatura, apresentaram valores superiores nas métricas de avaliação usadas, no caso, os valores de aptidão de cada solução.
Abstract: Bioinspired Computing refers to a research area dedicated to the development of computational heuristics inspired by natural phenomena, aiming to address highly complex problems. In this Final Course Work, two computational heuristics were implemented—the Evolutionary Algorithm (EA) and the Artificial Neural Network—to solve the dinosaur game in Google Chrome, based on the research of Pereira (2023). In this game, dinosaurs must escape obstacles, trying to survive as long as possible. In this context, intelligent techniques were applied so that the dinosaurs could act autonomously. The results found in this work were promising, and when compared to the literature, they presented superior values in the evaluation metrics used, in this case, the fitness values of each solution.
Palabras clave: Inteligência Artificial
Redes Neurais Artificiais
Algoritmos Evolutivos
Jogos Digitais
Dinossauro do Google
Artificial Intelligence
Artificial Neural Networks
Evolutionary Algorithms
Digital Games
Google Dinosaur
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MUNDIM, Guilherme Peres. Aplicação de heurísticas computacionais bioinspiradas no jogo do dinossauro. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47211
Fecha de defensa: 24-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

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