Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47211Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Mundim, Guilherme Peres | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-01T14:25:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-01T14:25:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
| dc.identifier.citation | MUNDIM, Guilherme Peres. Aplicação de heurísticas computacionais bioinspiradas no jogo do dinossauro. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47211 | - |
| dc.description.abstract | Bioinspired Computing refers to a research area dedicated to the development of computational heuristics inspired by natural phenomena, aiming to address highly complex problems. In this Final Course Work, two computational heuristics were implemented—the Evolutionary Algorithm (EA) and the Artificial Neural Network—to solve the dinosaur game in Google Chrome, based on the research of Pereira (2023). In this game, dinosaurs must escape obstacles, trying to survive as long as possible. In this context, intelligent techniques were applied so that the dinosaurs could act autonomously. The results found in this work were promising, and when compared to the literature, they presented superior values in the evaluation metrics used, in this case, the fitness values of each solution. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| dc.subject | Redes Neurais Artificiais | pt_BR |
| dc.subject | Algoritmos Evolutivos | pt_BR |
| dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
| dc.subject | Dinossauro do Google | pt_BR |
| dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
| dc.subject | Artificial Neural Networks | pt_BR |
| dc.subject | Evolutionary Algorithms | pt_BR |
| dc.subject | Digital Games | pt_BR |
| dc.subject | Google Dinosaur | pt_BR |
| dc.title | Aplicação de heurísticas computacionais bioinspiradas no jogo do dinossauro | pt_BR |
| dc.title.alternative | Application of bioinspired computational heuristics in the dinosaur game | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brasil, Christiane Regina Soares | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064007473299439 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Fernanda Maria da Cunha | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802596562404346 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Sousa, Daniela Justiniano de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5608243780081192 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2578442144821330 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Computação Bioinspirada refere-se a uma área de pesquisa dedicada ao desenvolvimento de heurísticas computacionais inspiradas em fenômenos naturais, com o objetivo de lidar com problemas altamente complexos. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, duas heurísticas computacionais foram implementadas – o Algoritmo Evolutivo (AE) e a Rede Neural Artificial – para a solução do jogo do dinossauro do Google Chrome, baseado na pesquisa de Pereira (2023). Neste jogo, os dinossauros devem escapar dos obstáculos, tentando sobreviver o máximo de tempo possível. Neste contexto, as técnicas inteligentes foram aplicadas para que os dinossauros pudessem agir de modo autônomo. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram promissores, e quando comparados à literatura, apresentaram valores superiores nas métricas de avaliação usadas, no caso, os valores de aptidão de cada solução. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 60 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AplicaçãoHeurísticasComputacionais.pdf | TCC | 850.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
