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dc.creatorMundim, Guilherme Peres-
dc.date.accessioned2025-10-01T14:25:59Z-
dc.date.available2025-10-01T14:25:59Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationMUNDIM, Guilherme Peres. Aplicação de heurísticas computacionais bioinspiradas no jogo do dinossauro. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47211-
dc.description.abstractBioinspired Computing refers to a research area dedicated to the development of computational heuristics inspired by natural phenomena, aiming to address highly complex problems. In this Final Course Work, two computational heuristics were implemented—the Evolutionary Algorithm (EA) and the Artificial Neural Network—to solve the dinosaur game in Google Chrome, based on the research of Pereira (2023). In this game, dinosaurs must escape obstacles, trying to survive as long as possible. In this context, intelligent techniques were applied so that the dinosaurs could act autonomously. The results found in this work were promising, and when compared to the literature, they presented superior values in the evaluation metrics used, in this case, the fitness values of each solution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectRedes Neurais Artificiaispt_BR
dc.subjectAlgoritmos Evolutivospt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.subjectDinossauro do Googlept_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectArtificial Neural Networkspt_BR
dc.subjectEvolutionary Algorithmspt_BR
dc.subjectDigital Gamespt_BR
dc.subjectGoogle Dinosaurpt_BR
dc.titleAplicação de heurísticas computacionais bioinspiradas no jogo do dinossauropt_BR
dc.title.alternativeApplication of bioinspired computational heuristics in the dinosaur gamept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brasil, Christiane Regina Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064007473299439pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Daniela Justiniano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5608243780081192pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578442144821330pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Computação Bioinspirada refere-se a uma área de pesquisa dedicada ao desenvolvimento de heurísticas computacionais inspiradas em fenômenos naturais, com o objetivo de lidar com problemas altamente complexos. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, duas heurísticas computacionais foram implementadas – o Algoritmo Evolutivo (AE) e a Rede Neural Artificial – para a solução do jogo do dinossauro do Google Chrome, baseado na pesquisa de Pereira (2023). Neste jogo, os dinossauros devem escapar dos obstáculos, tentando sobreviver o máximo de tempo possível. Neste contexto, as técnicas inteligentes foram aplicadas para que os dinossauros pudessem agir de modo autônomo. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram promissores, e quando comparados à literatura, apresentaram valores superiores nas métricas de avaliação usadas, no caso, os valores de aptidão de cada solução.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

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