Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47209| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-5233-0931 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Salò ou os 120 Dias de Sodoma: o neoliberalismo italiano sob o olhar de Pasolini |
| Autor(es): | Vernino, Theo Porzio |
| Primeiro orientador: | Spini, Ana Paula |
| Primeiro membro da banca: | Avelar, Alexandre de Sá |
| Segundo membro da banca: | Reis, Lucas Henrique dos |
| Resumo: | Este artigo busca analisar a teoria de Pasolini acerca do neoliberalismo italiano, chamado pelo autor de “novo fascismo”, no final dos anos 1960 e início dos anos de 1970. Investigando como essa teoria aparece no seu longa-metragem, Salò ou os 120 Dias de Sodoma de 1975. Além disso, serão exploradas as relações e conflitos entre Pasolini, suas ideias, sua última obra e a sociedade italiana daquele período, destacando toda a perseguição, censura e violência sofrida por ele. Isso será feito a partir da imprensa, a partir de entrevistas da época e de artigos e ensaios escritos pelo próprio autor. Também serão realizados diálogos entre as obras de Pasolini, de Adorno, Horkheimer e Foucault, buscando compreender como os trabalhos do cineasta interagiam com o que já havia sido produzido e com o que ainda viria a ser produzido. |
| Abstract: | This article seeks to analyze Pasolini's theory of Italian neoliberalism, which he called "new fascism," in the late 1960s and early 1970s. It investigates how this theory appears in his 1975 feature film, Salò, or the 120 Days of Sodom. Furthermore, it will explore the relationships and conflicts between Pasolini, his ideas, his final work, and Italian society at that time, highlighting the persecution, censorship, and violence he suffered. This will be done through the media, interviews from the time, and articles and essays written by the author himself. It will also explore dialogues between the works of Pasolini, Adorno, Horkheimer, and Foucault, seeking to understand how the filmmaker's work interacted with what had already been produced and what was yet to be produced. |
| Palavras-chave: | História e cinema neoliberalismo italiano Pasolini Salò ou os 120 Dias de Sodoma History and cinema Italian neoliberalism |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | VERNINO, Theo Porzio. Salò ou os 120 Dias de Sodoma: o neoliberalismo italiano sob o olhar de Pasolini. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47209 |
| Data de defesa: | 24-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Salò120Dias.pdf | TCC | 1.2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
