Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVernino, Theo Porzio-
dc.date.accessioned2025-10-01T14:19:57Z-
dc.date.available2025-10-01T14:19:57Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationVERNINO, Theo Porzio. Salò ou os 120 Dias de Sodoma: o neoliberalismo italiano sob o olhar de Pasolini. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47209-
dc.description.abstractThis article seeks to analyze Pasolini's theory of Italian neoliberalism, which he called "new fascism," in the late 1960s and early 1970s. It investigates how this theory appears in his 1975 feature film, Salò, or the 120 Days of Sodom. Furthermore, it will explore the relationships and conflicts between Pasolini, his ideas, his final work, and Italian society at that time, highlighting the persecution, censorship, and violence he suffered. This will be done through the media, interviews from the time, and articles and essays written by the author himself. It will also explore dialogues between the works of Pasolini, Adorno, Horkheimer, and Foucault, seeking to understand how the filmmaker's work interacted with what had already been produced and what was yet to be produced.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectneoliberalismo italianopt_BR
dc.subjectPasolinipt_BR
dc.subjectSalò ou os 120 Dias de Sodomapt_BR
dc.subjectHistory and cinemapt_BR
dc.subjectItalian neoliberalismpt_BR
dc.titleSalò ou os 120 Dias de Sodoma: o neoliberalismo italiano sob o olhar de Pasolinipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee1Avelar, Alexandre de Sá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2925117683866589pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Lucas Henrique dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8294641987008271pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca analisar a teoria de Pasolini acerca do neoliberalismo italiano, chamado pelo autor de “novo fascismo”, no final dos anos 1960 e início dos anos de 1970. Investigando como essa teoria aparece no seu longa-metragem, Salò ou os 120 Dias de Sodoma de 1975. Além disso, serão exploradas as relações e conflitos entre Pasolini, suas ideias, sua última obra e a sociedade italiana daquele período, destacando toda a perseguição, censura e violência sofrida por ele. Isso será feito a partir da imprensa, a partir de entrevistas da época e de artigos e ensaios escritos pelo próprio autor. Também serão realizados diálogos entre as obras de Pasolini, de Adorno, Horkheimer e Foucault, buscando compreender como os trabalhos do cineasta interagiam com o que já havia sido produzido e com o que ainda viria a ser produzido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode193307630-
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Salò120Dias.pdfTCC1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons