Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47209Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Vernino, Theo Porzio | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-01T14:19:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-01T14:19:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
| dc.identifier.citation | VERNINO, Theo Porzio. Salò ou os 120 Dias de Sodoma: o neoliberalismo italiano sob o olhar de Pasolini. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47209 | - |
| dc.description.abstract | This article seeks to analyze Pasolini's theory of Italian neoliberalism, which he called "new fascism," in the late 1960s and early 1970s. It investigates how this theory appears in his 1975 feature film, Salò, or the 120 Days of Sodom. Furthermore, it will explore the relationships and conflicts between Pasolini, his ideas, his final work, and Italian society at that time, highlighting the persecution, censorship, and violence he suffered. This will be done through the media, interviews from the time, and articles and essays written by the author himself. It will also explore dialogues between the works of Pasolini, Adorno, Horkheimer, and Foucault, seeking to understand how the filmmaker's work interacted with what had already been produced and what was yet to be produced. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | História e cinema | pt_BR |
| dc.subject | neoliberalismo italiano | pt_BR |
| dc.subject | Pasolini | pt_BR |
| dc.subject | Salò ou os 120 Dias de Sodoma | pt_BR |
| dc.subject | History and cinema | pt_BR |
| dc.subject | Italian neoliberalism | pt_BR |
| dc.title | Salò ou os 120 Dias de Sodoma: o neoliberalismo italiano sob o olhar de Pasolini | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Avelar, Alexandre de Sá | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2925117683866589 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Reis, Lucas Henrique dos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8294641987008271 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo busca analisar a teoria de Pasolini acerca do neoliberalismo italiano, chamado pelo autor de “novo fascismo”, no final dos anos 1960 e início dos anos de 1970. Investigando como essa teoria aparece no seu longa-metragem, Salò ou os 120 Dias de Sodoma de 1975. Além disso, serão exploradas as relações e conflitos entre Pasolini, suas ideias, sua última obra e a sociedade italiana daquele período, destacando toda a perseguição, censura e violência sofrida por ele. Isso será feito a partir da imprensa, a partir de entrevistas da época e de artigos e ensaios escritos pelo próprio autor. Também serão realizados diálogos entre as obras de Pasolini, de Adorno, Horkheimer e Foucault, buscando compreender como os trabalhos do cineasta interagiam com o que já havia sido produzido e com o que ainda viria a ser produzido. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193307630 | - |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Salò120Dias.pdf | TCC | 1.2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
