Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47164
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-0408-1985
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Histórias para Ninar Gente Grande: potencialidades de um samba de enredo para o Ensino de História decolonial e antirracista
Título (s) alternativo (s): Bedtime Stories for Grown-Ups: Potentialities of a Samba-Enredo for Decolonial and Anti-Racist History Teaching
Autor: Pagni, Giovana Massini
Primer orientador: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Primer miembro de la banca: Morais, Sérgio Paulo
Segundo miembro de la banca: Silva, Mislele Souza da
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o potencial didático do samba de enredo Histórias para Ninar Gente Grande, tema do desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira no ano de 2019, para a construção de um Ensino de História decolonial e antirracista. O caminho metodológico percorrido na pesquisa engloba um estudo bibliográfico sobre a referida escola de samba e possibilidades de mobilização da música como recurso didático em sala de aula, tomando-a como fonte histórica e obra de arte, e buscando contribuir para a reelaboração de sensibilidades historicamente educadas pelo viés do colonizador. Este trabalho busca contribuir para a efetiva implantação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em instituições de ensino do Brasil, visto que o samba de enredo tem suas heranças e raízes na africanidade, sendo símbolo de luta e de resistência, além de ser uma das maiores produções culturais afro-brasileiras.
Abstract: The main objective of this work is to address the didactic potential of the samba story Histórias para Ninar Gente Grande, the theme of the Estação Primeira de Mangueira Samba School parade in 2019, for the construction of a decolonial and anti-racist History Teaching. The methodological path followed in the research encompasses a bibliographical study on the aforementioned samba school and possibilities for mobilizing music as a teaching resource in the classroom, taking it as a historical source and work of art, and seeking to contribute to the re-elaboration of sensibilities historically educated by the colonizer's bias. This work seeks to contribute to the effective implementation of Law 10.639/03, which made the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in educational institutions in Brazil, since samba has its heritage and roots in Africanity, being a symbol of struggle and resistance, in addition to being one of the largest Afro-Brazilian cultural productions.
Palabras clave: Ensino de História
Samba de Enredo
Estação Primeira de Mangueira
Decolonialidade
Lei 10.639/03
History Teaching
Samba-Enredo
Estação Primeira de Mangueira
Decoloniality
Law 10.639/03
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PAGNI, Giovana Massini. Histórias para Ninar Gente Grande: potencialidades de um samba de enredo para o Ensino de História decolonial e antirracista. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47164
Fecha de defensa: 12-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HistóriasParaNinar.pdfTCC549.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons