Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47139Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Larissa da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-30T16:00:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-30T16:00:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
| dc.identifier.citation | FERNANDES, Larissa da Silva. Anatomia humana na educação básica: projeto de extensão “isso tem em mim? uma viagem pelo corpo humano” da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47139 | - |
| dc.description.abstract | The extension project "Is this in me? A journey through the human body” conceived by students of the Nursing Course from the Federal University of Uberlândia (UFU), aimed primarily to establish a playful dialogue with children about human anatomy and physiology, promoting body awareness and stimulating scientific curiosity. Additionally, it sought to provide an enriching teaching experience for the students involved in the project. The project was developed between August and December 2023 through the implementation of educational, dialogical, and voluntary participation workshops, with consent from the guardians, in public and private elementary schools in Uberlândia-MG, targeting children aged 4 to 8 years. The workshops lasted approximately two hours and included six pedagogical activities: a talking circle, body traffic lights dynamic, songs and games, puppet dynamics, reading of the project's original book, and learning stations about basic anatomy. The respiratory, circulatory, digestive, urogenital, immune, and nervous systems were addressed using language appropriate for the children's age group. The documentation and dissemination of the project were conducted digitally through an Instagram page. The project reached 12 schools, impacting a total of 808 children, and actively engaged them in promoting the teaching of Human Anatomy in an inclusive and collaborative manner. The extension action proved to be effective in establishing a significant bond between the University and the community, highlighting the emancipatory nature of education as a promoter of knowledge and social change. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
| dc.subject | Corpo Humano | pt_BR |
| dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
| dc.subject | University Extension | pt_BR |
| dc.subject | Human Body | pt_BR |
| dc.title | Anatomia humana na educação básica: projeto de extensão “isso tem em mim? uma viagem pelo corpo humano” da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniela Cristina de Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9219687810589247 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Scalia, Luana Araújo Macedo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8088836332961672 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Faccioli, Claudemir Kuhn | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6455861017313839 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2538540399143893 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O projeto de extensão "Isso Tem em Mim? Uma Viagem pelo Corpo Humano", idealizado por discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teve como objetivo principal estabelecer um diálogo lúdico com as crianças sobre a Anatomia e a Fisiologia Humana, promovendo a consciência corporal e estimulando a curiosidade científica. Além disso, buscou-se proporcionar uma experiência docente enriquecedora para os discentes da equipe executora. O projeto foi desenvolvido entre agosto e dezembro de 2023 por meio da realização de oficinas educativas, dialógicas e de participação voluntária, com consentimento dos responsáveis, em escolas de ensino básico, públicas e privadas, em Uberlândia-MG, para crianças da faixa etária de 4 a 8 anos. As oficinas tiveram duração aproximada de duas horas e incluiram seis atividades pedagógicas: roda de conversa, dinâmica do semáforo corporal, músicas e brincadeiras, dinâmicas com fantoches, leitura do livro autoral do projeto e estações de aprendizagem sobre Anatomia básica. Foram abordados os sistemas respiratório, circulatório, digestório, urogenital, imunológico e neural, com uma linguagem adequada à faixa etária das crianças. A documentação e divulgação do projeto foi feita de forma digital, via Instagram (@issotememmim). O projeto abrangeu 12 escolas atingindo um total de 808 crianças, e contou com a participação ativa de todas, promovendo o ensino da Anatomia Humana de maneira inclusiva e colaborativa. A ação de extensão demonstrou ser eficaz ao estabelecer um elo significativo entre a Universidade e a comunidade, evidenciando o caráter emancipatório da educação, como promotora de saberes e mudanças sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Enfermagem | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193203908 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Enfermagem | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AnatomiaHumanaEducação.pdf | TCC | 1.23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
