Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-30T16:00:21Z-
dc.date.available2025-09-30T16:00:21Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.citationFERNANDES, Larissa da Silva. Anatomia humana na educação básica: projeto de extensão “isso tem em mim? uma viagem pelo corpo humano” da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47139-
dc.description.abstractThe extension project "Is this in me? A journey through the human body” conceived by students of the Nursing Course from the Federal University of Uberlândia (UFU), aimed primarily to establish a playful dialogue with children about human anatomy and physiology, promoting body awareness and stimulating scientific curiosity. Additionally, it sought to provide an enriching teaching experience for the students involved in the project. The project was developed between August and December 2023 through the implementation of educational, dialogical, and voluntary participation workshops, with consent from the guardians, in public and private elementary schools in Uberlândia-MG, targeting children aged 4 to 8 years. The workshops lasted approximately two hours and included six pedagogical activities: a talking circle, body traffic lights dynamic, songs and games, puppet dynamics, reading of the project's original book, and learning stations about basic anatomy. The respiratory, circulatory, digestive, urogenital, immune, and nervous systems were addressed using language appropriate for the children's age group. The documentation and dissemination of the project were conducted digitally through an Instagram page. The project reached 12 schools, impacting a total of 808 children, and actively engaged them in promoting the teaching of Human Anatomy in an inclusive and collaborative manner. The extension action proved to be effective in establishing a significant bond between the University and the community, highlighting the emancipatory nature of education as a promoter of knowledge and social change.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectCorpo Humanopt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectHuman Bodypt_BR
dc.titleAnatomia humana na educação básica: projeto de extensão “isso tem em mim? uma viagem pelo corpo humano” da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Daniela Cristina de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219687810589247pt_BR
dc.contributor.referee1Scalia, Luana Araújo Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672pt_BR
dc.contributor.referee2Faccioli, Claudemir Kuhn-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6455861017313839pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2538540399143893pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO projeto de extensão "Isso Tem em Mim? Uma Viagem pelo Corpo Humano", idealizado por discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teve como objetivo principal estabelecer um diálogo lúdico com as crianças sobre a Anatomia e a Fisiologia Humana, promovendo a consciência corporal e estimulando a curiosidade científica. Além disso, buscou-se proporcionar uma experiência docente enriquecedora para os discentes da equipe executora. O projeto foi desenvolvido entre agosto e dezembro de 2023 por meio da realização de oficinas educativas, dialógicas e de participação voluntária, com consentimento dos responsáveis, em escolas de ensino básico, públicas e privadas, em Uberlândia-MG, para crianças da faixa etária de 4 a 8 anos. As oficinas tiveram duração aproximada de duas horas e incluiram seis atividades pedagógicas: roda de conversa, dinâmica do semáforo corporal, músicas e brincadeiras, dinâmicas com fantoches, leitura do livro autoral do projeto e estações de aprendizagem sobre Anatomia básica. Foram abordados os sistemas respiratório, circulatório, digestório, urogenital, imunológico e neural, com uma linguagem adequada à faixa etária das crianças. A documentação e divulgação do projeto foi feita de forma digital, via Instagram (@issotememmim). O projeto abrangeu 12 escolas atingindo um total de 808 crianças, e contou com a participação ativa de todas, promovendo o ensino da Anatomia Humana de maneira inclusiva e colaborativa. A ação de extensão demonstrou ser eficaz ao estabelecer um elo significativo entre a Universidade e a comunidade, evidenciando o caráter emancipatório da educação, como promotora de saberes e mudanças sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode193203908-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnatomiaHumanaEducação.pdfTCC1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.