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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47136| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-3987-6758 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Desenvolvimento de uma plataforma gamificada para estudos com extração automatizada de questões do ENEM e integração com inteligência artificial |
| Autor: | Oliveira, Pedro Henrique Fernandes de |
| Primer orientador: | Dorça, Fabiano Azevedo |
| Primer miembro de la banca: | Lima, Maria Adriana Vidigal de |
| Segundo miembro de la banca: | Araújo, Rafael Dias |
| Resumen: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web educacional gamificada, destinada ao estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A plataforma automatiza a extração de questões, alternativas e gabaritos a partir do PDF do caderno de prova do ENEM, utilizando técnicas de processamento de texto com expressões regulares (regex) em Python. O sistema é composto por um backend desenvolvido com Django e Django Rest Framework, que disponibiliza APIs RESTful para gerenciamento de usuários, questões e a lógica de jogo, incluindo autenticação segura via JWT. A persistência de dados é realizada em um banco PostgreSQL. O frontend, construído com React, oferece uma interface interativa onde os usuários avançam por um sistema de dez fases, consomem energia para acessar questões e acumulam cristais para solicitar dicas contextuais geradas pela integração com a API do ChatGPT. Elementos gamificados como ranking global e conquistas foram implementados para aumentar o engajamento. Os resultados demonstraram eficácia da extração via regex para o formato específico do ENEM, com todas as 95 questões e 475 alternativas sendo corretamente categorizadas. Contudo, a abordagem mostrou-se dependente da estrutura do PDF e inviável para a extração robusta de imagens, apontando para a necessidade de soluções baseadas em IA (Inteligência Artificial) em trabalhos futuros. A plataforma funcional serve como uma base sólida para evoluções em personalização do aprendizado e sistemas tutores inteligentes, destacando o potencial da interseção entre gamificação, automação e inteligência artificial na educação. |
| Abstract: | This work presents the development of an educational gamified web platform, designed for studying for the Brazilian National High School Exam (ENEM). The platform automates the extraction of questions, alternatives and answer keys from the PDF the ENEM, using text processing techniques with regular expressions (regex) in Python. The system consists of a backend developed with Django and Django REST Framework, which provides a RESTful API for managing users, questions, and the game logic, including secure JWT authentication. Data persistence is handled by a PostgreSQL database. The frontend, built with React.js, offers an interactive interface where users progress through a system of ten phases, consume energy to access questions, and accumulate crystals to request contextual hints generated by integration with the ChatGPT API. Gamification elements such as a global ranking and achievements were implemented to increase engagement. The results demonstrated the effectiveness of regex extraction for the specific format of the ENEM, with all 95 questions and 475 alternatives being correctly categorized. However, the approach proved to be dependent on the PDF's structure and unfeasible for the robust extraction of images, pointing to the need for AI-based solutions in future work. The functional platform serves as a solid foundation for evolution in learning personalization and intelligent tutoring systems, highlighting the potential of the intersection between gamification, automation, and artificial intelligence in education. |
| Palabras clave: | gamificação educação extração de dados Django React ChatGPT gamification education data extraction Django React |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | OLIVEIRA, Pedro Henrique Fernandes de. Desenvolvimento de uma plataforma gamificada para estudos com extração automatizada de questões do ENEM e integração com inteligência artificial . 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47136 |
| Fecha de defensa: | 23-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DesenvolvimentoPlataformaGamificada.pdf | TCC | 12.19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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