Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47136
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-3987-6758
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento de uma plataforma gamificada para estudos com extração automatizada de questões do ENEM e integração com inteligência artificial
Author: Oliveira, Pedro Henrique Fernandes de
First Advisor: Dorça, Fabiano Azevedo
First member of the Committee: Lima, Maria Adriana Vidigal de
Second member of the Committee: Araújo, Rafael Dias
Summary: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web educacional gamificada, destinada ao estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A plataforma automatiza a extração de questões, alternativas e gabaritos a partir do PDF do caderno de prova do ENEM, utilizando técnicas de processamento de texto com expressões regulares (regex) em Python. O sistema é composto por um backend desenvolvido com Django e Django Rest Framework, que disponibiliza APIs RESTful para gerenciamento de usuários, questões e a lógica de jogo, incluindo autenticação segura via JWT. A persistência de dados é realizada em um banco PostgreSQL. O frontend, construído com React, oferece uma interface interativa onde os usuários avançam por um sistema de dez fases, consomem energia para acessar questões e acumulam cristais para solicitar dicas contextuais geradas pela integração com a API do ChatGPT. Elementos gamificados como ranking global e conquistas foram implementados para aumentar o engajamento. Os resultados demonstraram eficácia da extração via regex para o formato específico do ENEM, com todas as 95 questões e 475 alternativas sendo corretamente categorizadas. Contudo, a abordagem mostrou-se dependente da estrutura do PDF e inviável para a extração robusta de imagens, apontando para a necessidade de soluções baseadas em IA (Inteligência Artificial) em trabalhos futuros. A plataforma funcional serve como uma base sólida para evoluções em personalização do aprendizado e sistemas tutores inteligentes, destacando o potencial da interseção entre gamificação, automação e inteligência artificial na educação.
Abstract: This work presents the development of an educational gamified web platform, designed for studying for the Brazilian National High School Exam (ENEM). The platform automates the extraction of questions, alternatives and answer keys from the PDF the ENEM, using text processing techniques with regular expressions (regex) in Python. The system consists of a backend developed with Django and Django REST Framework, which provides a RESTful API for managing users, questions, and the game logic, including secure JWT authentication. Data persistence is handled by a PostgreSQL database. The frontend, built with React.js, offers an interactive interface where users progress through a system of ten phases, consume energy to access questions, and accumulate crystals to request contextual hints generated by integration with the ChatGPT API. Gamification elements such as a global ranking and achievements were implemented to increase engagement. The results demonstrated the effectiveness of regex extraction for the specific format of the ENEM, with all 95 questions and 475 alternatives being correctly categorized. However, the approach proved to be dependent on the PDF's structure and unfeasible for the robust extraction of images, pointing to the need for AI-based solutions in future work. The functional platform serves as a solid foundation for evolution in learning personalization and intelligent tutoring systems, highlighting the potential of the intersection between gamification, automation, and artificial intelligence in education.
Keywords: gamificação
educação
extração de dados
Django
React
ChatGPT
gamification
education
data extraction
Django
React
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Pedro Henrique Fernandes de. Desenvolvimento de uma plataforma gamificada para estudos com extração automatizada de questões do ENEM e integração com inteligência artificial . 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47136
Date of defense: 23-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoPlataformaGamificada.pdfTCC12.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.