Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47118| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-9483-3619 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Raízes culturais do Norte de Minas no ensino de ciências e biologia |
| Título (s) alternativo (s): | Cultural roots of the North of Minas Gerais in the teaching of science and biology |
| Autor: | Oliveira, Stéphany Gabrielle Almeida |
| Primer orientador: | Sampaio, Diana Salles |
| Primer coorientador: | Souza, Suzane Ariadina de |
| Primer miembro de la banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Sandro Prado |
| Resumen: | A motivação para este trabalho veio do vínculo da autora com a cultura de sua cidade natal e do desejo de integrá-la à sua formação docente. O trabalho foi desenvolvido a partir da compreensão de que a valorização da cultura local constitui um caminho para promover aprendizagens significativas, fortalecer identidades e estimular a formação crítica e cidadã dos estudantes. Assim, este trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral integrar as raízes culturais de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, ao ensino de Biologia. E teve como objetivos específicos (1) elaborar sequências didáticas destinadas aos três anos de escolaridade do Ensino Médio; (2) e aplicar a sequência confeccionada para turmas do 2º ano do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Janaúba. Foram elaboradas três sequências didáticas com três aulas de 1 hora e 40 minutos cada, tendo em vista aulas geminadas, abordando conteúdos de citologia/histologia para o 1º ano, botânica para o 2º ano e ecologia para o 3º ano. Tratou-se desse conteúdo de forma articulada a aspectos culturais como o nome da cidade, o rio que passa por ela e a origem do seu nome (Gorutuba), cultivos economicamente importantes para a região e o povo gorutubano, de origem indígena e quilombola que surgiu nas margens desse rio. A pesquisa de caráter qualitativo consistiu na análise da aplicação da sequência didática no 2º ano, através da observação participante, da confecção de um diário de bordo e da análise das atividades realizadas pelos estudantes. Para a construção das sequências, optou-se por metodologias que colocassem o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento, utilizando de uma educação antirracista; da aplicação de aulas práticas e do ensino por investigação, pensando-se no fazer ciência para além do aprender sobre ciências; da possibilidade de construção do conhecimento através da expressão artística e da modelização representativa; além de uma educação ambiental que abordasse as subjetividades dos sujeitos. Os resultados da aplicação da sequência no 2º ano evidenciaram que a abordagem culturalmente referenciada atrelada ao ensino por investigação e à expressão artística favoreceu o engajamento dos estudantes, fortaleceu vínculos identitários e promoveu reflexões críticas sobre a relação entre ciência, cultura e território. Com isso, espera-se que o presente trabalho sirva de inspiração para professores que desejem abordar a cultura de diferentes localidades em aulas de Ciências e Biologia de forma corriqueira e mantendo o rigor científico, e não apenas pontualmente em eventos escolares, favorecendo a reflexão crítica dos alunos sobre suas culturas e sobre a maneira de atuar na sociedade. |
| Abstract: | The motivation for this work stemmed from the author's connection with the culture of her hometown and the desire to integrate it into her teaching training. The work was developed based on the understanding that value local culture is a path to fostering meaningful learning, individual and collective identities, and students' critical and civic development. The main objective of this work was integrate the cultural roots of Janaúba, in Northern Minas Gerais, into the teaching of Biology. The specific objectives were (1) develop didactic sequences for all three years of high school; and (2) apply the designed sequence to 2nd-year classes at the Federal Institute of Northern Minas Gerais (IFNMG), Janaúba Campus. Three teaching sequences were developed with three 1-hour and 40-minute lessons each, for twinning classes, covering cytology/histology for the first year, botany for the second year, and ecology for the third year. These subjects were articulated with cultural aspects such as the city's name, the river that runs through it and the origin of its name (Gorutuba), economically important fruit cultivation for the region, and the Gorutubanos people, of Indigenous and Quilombola origin who emerged on the river's banks. The qualitative research consisted of analyzing the implementation of the didactic sequence in the 2nd year through participant observation, the preparation of a field diary, and the analysis of the activities carried out by the students. To construct the sequences, methodologies that positioned the student as an active subject in the construction of knowledge, utilizing anti-racist education; the application of practical classes and inquiry-based teaching, considering the practice of science beyond learning about science; the possibility of constructing knowledge through artistic expression and representative modeling; and environmental education that addressed the subjectivities of the subjects were chosen. The results of the sequence's implementation in the second year showed that the culturally referenced approach, coupled with inquiry-based learning and artistic expression, fostered student engagement, strengthened identity bonds, and promoted critical reflection on the relationship between science, culture, and territory. Therefore, we hope this work will serve as inspiration for teachers who wish to address the cultures of different locations in Science and Biology classes on a regular basis and maintain scientific rigor, rather than just in occasional school events, encouraging students' critical reflection on their cultures and how they act in society. |
| Palabras clave: | Ensino culturalmente referenciado Ensino de Ciências e Biologia Janaúba, MG Metodologias ativas Sequências didáticas Culturally referenced teaching Science and Biology teaching Janaúba, MG, Brazil Active methodologies Teaching sequences |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | OLIVEIRA, Stéphany Gabrielle Almeida. Raízes culturais do Norte de Minas no ensino de ciências e biologia. 2025. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47118 |
| Fecha de defensa: | 18-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RaízesCulturaisNorte.pdf | TCC | 9.74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
