Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47105
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5378-3151
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeitos dos canabinoides sobre os prejuízos comportamentais relacionados à ansiedade, depressão e alterações de memória em um modelo animal de estresse crônico moderado
Autor(es): Silva, Gabriel Borges da
Primeiro orientador: Neiro, Érika Renata Barbosa
Primeiro membro da banca: Faccioli Claudemir, Claudemir Kuhn
Segundo membro da banca: Spini Vanessa, Vanessa Beatriz Monteiro Galassi
Resumo: As desordens neuropsiquiátricas configuram-se como um importante problema de saúde pública, intensificado após a pandemia de COVID-19, quando se observaram aumentos significativos nos diagnósticos de depressão, ansiedade e déficits de memória. Esses transtornos possuem etiologia multifatorial, envolvendo predisposição genética, mas, sobretudo, fatores socioambientais. Entre eles, a exposição ao estresse crônico destaca-se como um dos principais desencadeadores de quadros depressivos e ansiosos, devido ao desbalanço do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Essa condição promove elevação persistente de cortisol e comprometimento do feedback negativo, resultando em desequilíbrio homeostático. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a manifestação de comportamentos ansiosos, depressivos e prejuízos de memória em camundongos C57BL/6J submetidos a um protocolo de estresse crônico moderado (ECM) que consistia na restrição de movimento (2h/dia) e na exposição indireta ao predador (1h/dia). Bem como, investigar os possíveis efeitos moduladores do tratamento com óleo full spectrum de Cannabis sativa. Os animais foram divididos em cinco grupos experimentais: G0 – ECM + salina 0,9% (i.p.); G1 – sem ECM + azeite de oliva extravirgem (i.p.); G2 – ECM + azeite de oliva extravirgem (i.p.); G3 – sem ECM + óleo full spectrum de Cannabis (10 mg/kg, i.p.); G4 – ECM + óleo full spectrum de Cannabis (10 mg/kg, i.p.). Os tratamentos foram administrados uma vez por semana durante três semanas (P60, P67, P74), enquanto o protocolo de estresse foi aplicado de forma ininterrupta por 14 dias. Após o protocolo foram realizados os testes comportamentais, são eles: Labirinto em Cruz Elevado, Campo Aberto, Nado Forçado, Splash Test e Labirinto Aquático de Morris. Os resultados indicaram que a exposição ao ECM aumentou a expressão de comportamentos ansiosos, evidenciada pela comparação entre grupos estressados e não estressados. Observou-se ainda uma possível eficácia do óleo full spectrum na atenuação da ansiedade em condições basais (sem estresse). Entretanto, não foram identificadas alterações significativas relacionadas a comportamentos depressivos ou déficits de memória, tampouco efeitos consistentes do tratamento sobre esses parâmetros.
Palavras-chave: Estresse crônico moderado
Óleo full spectrum
Cannabis
Ansiedade
Depressão
Moderate chronic stress
Full spectrum oil
Anxiety
Depression
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA GERAL::NEUROFISIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Gabriel Borges. Efeitos dos canabinoides sobre os prejuízos comportamentais relacionados à ansiedade, depressão e alterações de memória em um modelo animal de estresse crônico moderado. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47105
Data de defesa: 11-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitosCanabionoidePrejuizos.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons