Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47041
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-0673-1976
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de um sistema de gestão de marketing e vendas baseado em tecnologia conversacional e inteligência artificial
Título(s) alternativo(s): Proposal for a marketing and sales management system based on conversational technology and artificial intelligence
Autor(es): Dantas, Gabriel
Garruti, Daniel Vitor Tartari
Primeiro orientador: Guerreiro, Rafael Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Jussara Goulart da
Segundo membro da banca: Alves, Thiago
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto de desenvolvimento de um produto técnico-tecnológico voltado à criação de um sistema inteligente gestão de vendas e marketing com interface conversacional e capacidades preditivas, com foco na realidade operacional de pequenas e médias empresas brasileiras. A proposta surgiu a partir da identificação de gargalos nas rotinas comerciais dessas organizações, como a fragmentação de sistemas, baixa integração de dados, sobrecarga operacional e dificuldade de acesso à inteligência analítica. A solução combina diferentes tecnologias para oferecer funcionalidades como classificação de clientes, previsão de conversão e recomendação automatizada de ações por parte das áreas de vendas e marketing. Por meio de uma arquitetura modular e escalável, hospedada em nuvem, o sistema propõe uma gestão eficiente das etapas do processo de vendas com base em dados históricos e contextuais, com acessibilidade ampliada por uma interface conversacional. A pesquisa de campo realizada com gestores de marketing e vendas embasou o desenvolvimento da solução, garantindo aderência prática e relevância mercadológica. Os principais entregáveis incluem modelos preditivos, assistente virtual, painéis analíticos, documentação técnica e relatórios explicativos. Os resultados demonstram o potencial de transformação das rotinas comerciais com ganhos em eficiência, previsibilidade e tomada de decisão orientada por dados.
Palavras-chave: Inteligência
Artificial
Pequenas e
Médias empresas
Interface
Conversacional
Previsão vendas
e Marketing
Artificial
Intelligence
Sales
Forecasting
Conversational
Interface
Intelligent
CRM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DANTAS, Gabriel; GARRUTI, Daniel Vitor Tartari. Proposta de um sistema de gestão de marketing e vendas baseado em tecnologia conversacional e inteligência artificial. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47041
Data de defesa: 9-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaSistemaGestao.pdfTCC489.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons