Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46990
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-09-15
Título: Bacillus velezensis e um blend de fitogênicos como melhorador de desempenho e qualidade de ovos em linhagem pura da raça White Plymouth Rock
Autor(es): Torretta, Isabela Salvador
Primeiro orientador: Fonseca, Belchiolina Beatriz
Primeiro coorientador: Sommerfeld, Simone
Primeiro membro da banca: Rossi, Daise Aparecida
Segundo membro da banca: Zanardo, João Antonio
Resumo: A avicultura brasileira se destaca mundialmente por sua relevância econômica, nutricional e sanitária, mantendo-se como referência na produção de ovos voltados tanto para o consumo interno quanto para a exportação. Com o aumento da produção, desafios como o debate sobre a utilização de antimicrobianos como melhoradores de desempenho e sua relação com o desenvolvimento de resistência bacteriana se fazem presentes. Nesse contexto, os probióticos surgem como uma alternativa viável, como cepas de Bacillus velezensis , bactéria que pode apresentar efeitos antimicrobianos e imunomoduladores. Além disso, fitogênicos também podem ser alternativas potenciais para combater o estresse oxidativo ovariano em galinhas envelhecidas. Embora se conheça o potencial de algumas cepas de Bacillus velezensis e de alguns fitogênicos, ambos ainda são pouco estudados em poedeiras. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Bacillus velezensis cepa BV01 UNICLON (BV01) e um blend de fitogênicos comercial (TechFeed) composto por extrato de pináceas, orégano, gengibre, cravo da Índia e alecrim (BM). sobre a produção e qualidade de ovos de em linhas puras em idade avançada (80-92 semanas). O experimento foi conduzido com 100 aves White Plymouth Rock de 80 a 92 semanas de idade, divididas em 4 grupos com diferentes tratamentos: (i) controle negativo (CN), (ii) suplementadas com BV , (iii) blend fitoterápico (BM) e (iv) combinação de BM + BV. Foram avaliados parâmetros de desempenho zootécnico, como peso da galinha e produção semanal de ovos e qualidade dos ovos, como força de fratura da casca do ovo e peso do ovo. Os resultados demonstraram que não houve diferença no peso corporal entre os grupos com o decorrer do tempo. Enquanto isso, todos os grupos tratados apresentaram desempenho positivo com o aumento da postura semanal, com aumento médio de 5,97%, 6,65% e 6,96% para os grupos BV, BM e BM + BV, respectivamente. Esse aumento ocorreu sem alterar o peso dos ovos ou a cor da casca. Quanto à resistência da casca, foi observada a queda natural no grupo CN com o avanço da idade, enquanto nos grupos tratados com BV, BM ou BM + BV a força de fratura foi preservada ao longo do experimento. O estudo destaca o potencial do Bacillus velezensis e o uso de um blend de fitogênicos comercial (TechFeed) composto por extrato de pináceas, orégano, gengibre, cravo da Índia e alecrim. como alternativa para otimizar a produção em linhagens leves de idade avançada.
Palavras-chave: Bacillus spp
probiotics
probióticos
qualidade de ovos
fitogênico
BV01 UNICLON
phytogenics
egg quality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TORRETTA, Isabela Salvador. Bacillus velezensis e um blend de fitogênicos como melhorador de desempenho e qualidade de ovos em linhagem pura da raça White Plymouth Rock. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46990
Data de defesa: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BacillusVelezensisBlend .pdf
  Até 2027-09-15
518.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.