Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46938
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-1172-7706
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Treinamento de primeiros socorros nas escolas: relato de experiência
Autor(es): Asse, Ruan Rezende
Primeiro orientador: Holanda, Ricardo Gonçalves de
Primeiro coorientador: Araújo, Suely Amorim de
Primeiro membro da banca: Scalia, Luana Araújo Macedo
Segundo membro da banca: Silva, Mônica Rodrigues da
Resumo: Este estudo descreve a vivência de alunos do curso de enfermagem da UFU ao ministrar treinamentos de primeiros socorros em instituições de ensino públicas e privadas, durante o período de 2023 a 2024. As ações foram realizadas em três momentos: evento acadêmico,estágio supervisionado e projeto de extensão, empregando três abordagens metodológicas: “teoria seguida da prática”, “teórico-prático com temas em sequência” e “teórico-prática em estandes”. O relato detalha o progresso das estratégias de ensino, a importância e o processo das adaptações feitas para incluir estudantes com deficiência, as percepções e os aprendizados dos discentes, bem como os desafios e as facilidades encontrados. Notou-se que a abordagem "teórico-prática em estandes" gerou maior envolvimento, acessibilidade e eficácia no aprendizado, o que destacou a relevância da educação em saúde e primeiros socorros para o ambiente escolar e para a formação do enfermeiro-educador.
Abstract: This study describes the experience of nursing students from the Federal University of Uberlandia (UFU) delivering first aid training at public and private educational institutions from 2023 to 2024. The activities were conducted in three contexts: an academic event, a supervised internship, and an outreach project, employing three methodological approaches: "theory followed by practice," "theoretical-practical with sequential topics," and "theoretical-practical in teaching stations."The report details the evolution of teaching strategies, the importance and process of adaptations made to include students with disabilities, the perceptions and learning outcomes of nursing students, as well as the challenges and facilitators encountered. The "theoretical-practical in teaching stations" approach generated greater engagement, accessibility, and learning effectiveness, highlighting the relevance of health and first aid education for the school environment and for the development of nurse educators.
Palavras-chave: Primeiros socorros
Escolas
Educação inclusiva
Educação em saúde
First aid
Schools
Special education
School health promotion
Health education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSE, Ruan Rezende. TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46938
Data de defesa: 12-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TreinamentoPrimeirosSocorros (1).pdf53.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons