Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46909
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNunes, Antônio Orlando Santos-
dc.date.accessioned2025-09-22T16:55:59Z-
dc.date.available2025-09-22T16:55:59Z-
dc.date.issued2025-09-08-
dc.identifier.citationNUNES, Antônio Orlando Santos. Avaliação da utilização de um atlas fotográfico digital de anatomia humana como ferramenta complementar no estudo prático para estudantes da área da saúde. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46909-
dc.description.abstractIntroduction: Human Anatomy is an essential component in health education, traditionally taught through cadaveric dissection. However, challenges such as the scarcity of bodies and the deterioration of materials encourage the search for technological alternatives to complement the teaching-learning process. Objectives: This study aimed to develop and evaluate a Digital Photographic Atlas of Human Anatomy as a complementary tool for Nursing students, in order to improve the understanding and interpretation of anatomical structures. Methodology: This descriptive cross-sectional research included 30 participants of both sexes, aged 22 ± 5.9 years, regularly enrolled in the Nursing program at UFU. The atlas was developed from real images of anatomical specimens of the skeletal system, captured, edited, and organized in an interactive website. The tool was evaluated using the Mobile Application Rating Scale (MARS) and the Content Validity Index (CVI). Results and Discussion: The results showed high scores in all analyzed dimensions: engagement (0.90), functionality (0.83), aesthetics (0.89), and information quality (0.94), resulting in an overall CVI of 0.89, classified as excellent. The tool proved to be attractive, functional, and scientifically reliable, promoting engagement, self-directed learning, and greater understanding of anatomical structures. The interactive digital format contributed to knowledge consolidation and favored the adoption of active methodologies in the study of Human Anatomy. Conclusion: The Digital Photographic Atlas “Asclépio” demonstrates high potential as a complementary didactic resource in the teaching of Human Anatomy, offering an innovative and accessible solution to the challenges of traditional teaching, while fostering greater autonomy, motivation, and quality in learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnatomia Humanapt_BR
dc.subjectAtlas Fotográfico Digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionais Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino em Saúdept_BR
dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
dc.subjectHuman Anatomypt_BR
dc.subjectDigital Photographic Atlaspt_BR
dc.subjectDigital Educational Technologiespt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectActive Learning Methodologiespt_BR
dc.titleAvaliação da utilização de um atlas fotográfico digital de anatomia humana como ferramenta complementar no estudo prático para estudantes da área da saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Daniela Cristina de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219687810589247pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andréa Mara Bernardes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8001202967182989pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardino Júnior, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336886418439603pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229727570560304pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A Anatomia Humana é um componente essencial na formação em saúde, sendo tradicionalmente ensinada por meio da dissecação cadavérica. Entretanto, dificuldades como a escassez de corpos e a deterioração do material estimulam a busca por alternativas tecnológicas que complementem o processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um Atlas Fotográfico Digital de Anatomia Humana como ferramenta complementar para estudantes de Enfermagem, visando aprimorar a compreensão e interpretação das estruturas anatômicas. Metodologia: A pesquisa, de caráter descritivo transversal, contou com 30 participantes, ambos os sexos, idade de 22 ± 5,9 anos, regularmente matriculados no curso de Enfermagem da UFU. O atlas foi construído a partir de imagens reais de peças anatômicas do sistema esquelético, capturadas, editadas e organizadas em um site interativo. A avaliação da ferramenta foi realizada por meio da Escala de Avaliação de Aplicativos Móveis (MARS) e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados e Discussão: Os resultados demonstraram índices elevados em todas as dimensões analisadas, engajamento (0,90), funcionalidade (0,83), estética (0,89) e qualidade da informação (0,94), resultando em um IVC global de 0,89, classificado como excelente. A ferramenta se mostrou atrativa, funcional e cientificamente confiável, promovendo engajamento, aprendizado autodirigido e maior compreensão das estruturas anatômicas. O formato digital interativo contribuiu para a consolidação do conhecimento e favoreceu a adoção de metodologias ativas no estudo da Anatomia Humana. Conclusão: O Atlas Fotográfico Digital “Asclépio” apresenta elevado potencial como recurso didático complementar no ensino de Anatomia Humana, oferecendo uma solução inovadora e acessível para desafios do ensino tradicional, promovendo maior autonomia, motivação e qualidade na aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode192492765-
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliaçãoUtilizaçãoAtlas.pdfTCC4.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons