Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46891| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-2351-7790 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O olhar do estudante de odontologia sobre a assistência odontológica de crianças com deficiência: estudo descritivo |
| Alternate title (s): | Dental students' perspectives on dental care for children with disabilities: a descriptive study |
| Author: | Silva, Gustavo de Jesus |
| First Advisor: | Oliveira, Fabiana Sodré de |
| First coorientator: | Marques, Késia Lara dos Santos |
| First member of the Committee: | Paranhos, Luiz Renato |
| Second member of the Committee: | Hidalgo, Ana Paula Turrioni |
| Summary: | A assistência odontológica de crianças com deficiência exige além de embasamento teórico e prático adequado, sensibilidade humana e experiências formativas que favoreçam a empatia e a competência clínica. Sendo assim, este estudo teve como objetivo analisar se a convivência prévia com pessoas com deficiência associada às experiências teóricas e/ou práticas vivenciadas durante a graduação, influencia a percepção dos estudantes de Odontologia em relação à assistência odontológica às crianças com deficiência. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e de corte transversal, desenvolvido com estudantes do último período do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foram incluídos na pesquisa estudantes que cursaram a disciplina Unidade de Odontologia Pediátrica 4. A população-alvo correspondeu às 88ª e 89ª turmas de Odontologia. Todos os 80 estudantes matriculados nestas turmas foram convidados a participar da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, composto por perguntas fechadas, elaborado no Google Formulários. O instrumento incluiu perguntas sobre: convivência prévia com crianças e/ou pessoas com deficiência antes da graduação; experiências teóricas e/ou práticas sobre a temática durante a formação e percepção sobre a relevância do tema e interesse em aprofundar o conhecimento sobre o atendimento odontológico a crianças com deficiência. As respostas foram tabuladas no software Microsoft Excel. Os dados foram organizados em uma tabela com os valores absolutos e porcentuais, e analisados por meio de estatística descritiva. Dos 56 (70,0%) estudantes participantes, 33 (58,9%) relataram já ter tido contato com pessoas com deficiência durante o ensino fundamental e médio, enquanto 39 (69,6%) afirmaram ter convivido com esse público em seu cotidiano, por meio de vínculos com familiares, colegas, amigos e/ou vizinhos. Um número ainda mais expressivo, 45 estudantes (81,8%), indicou já ter prestado algum tipo de ajuda voluntária a crianças, adolescentes e/ou adultos com deficiência. Em relação ao tipo de deficiência com o qual tiveram contato ou convivência, 17 estudantes (35,4%) referiram pessoas com deficiência física, 13 (27,1%) com deficiência intelectual e 18 (37,5%) com deficiência múltipla. Quanto à vivência específica na área odontológica, 33 estudantes (60,0%) relataram já ter participado de atendimentos odontológicos envolvendo pessoas com deficiência, e 32 (57,1%) afirmaram ter participado de palestras. Com base na metodologia adotada e nos resultados obtidos, conclui-se que a maioria dos estudantes de Odontologia já havia tido contato prévio com pessoas com deficiência, o que pode ter contribuído para maior familiaridade e sensibilidade em relação ao atendimento desse público. Além disso, mais da metade dos participantes relatou ter participado de atendimentos odontológicos envolvendo crianças com deficiência durante a graduação, antes mesmo da disciplina específica, evidenciando alguma exposição prática ao tema. Os estudantes também reconheceram a relevância de uma disciplina específica voltada à assistência odontológica de crianças com deficiência, considerando-a fundamental para sua formação acadêmica, preparo técnico e qualificação profissional. |
| Abstract: | The dental care for children with disabilities requires not only a proper theoretical and practical foundation, but also human sensitivity and formative experiences that promote empathy and clinical competence. Therefore, this study aimed to analyze whether previous interaction with people with disabilities, combined with the theoretical and/or practical experiences experienced during undergraduate studies, influences the perception of dental students regarding dental care for children with disabilities. This is an observational, descriptive, and cross-sectional study conducted with students in the final period of the Dentistry course at the Faculty of Dentistry of the Federal University of Uberlândia. The research included students who completed the Pediatric Dentistry Unit 4 course. The target population corresponded to the 88th and 89th classes of Dentistry. All 80 students enrolled in these classes were invited to participate in the research. The data were collected through an online questionnaire consisting of closed questions, created in Google Forms. The instrument included questions about: prior experience with children and/or people with disabilities before graduation; theoretical and/or practical experiences on the topic during training; and perception of the relevance of the topic and interest in deepening knowledge about dental care for children with disabilities. The responses were tabulated in Microsoft Excel. The data were organized in a table with absolute and percentage values and analyzed through descriptive statistics. Of the 56 (70.0%) participating students, 33 (58.9%) reported having previously interacted with people with disabilities during elementary and high school, while 39 (69.6%) stated that they had lived with this population in their daily lives, through ties with family members, colleagues, friends, and/or neighbors. An even more significant number, 45 students (81.8%), indicated that they have already provided some type of volunteer assistance to children, adolescents, and/or adults with disabilities. Regarding the type of disability with which they had contact or experience, 17 students (35.4%) referred to individuals with physical disabilities, 13 (27.1%) with intellectual disabilities, and 18 (37.5%) with multiple disabilities. In terms of specific experience in the dental field, 33 students (60.0%) reported having participated in dental care involving people with disabilities, and 32 (57.1%) stated that they had attended presentations. Based on the adopted methodology and the results obtained, it is concluded that most dental students had previously interacted with people with disabilities, which may have contributed to greater familiarity and sensitivity regarding the care of this population. Furthermore, more than half of the participants reported having participated in dental treatments involving children with disabilities during their undergraduate studies, even before the specific course, highlighting some practical exposure to the topic. The students also acknowledged the importance of a specific course focused on dental care for children with disabilities, considering it essential for their academic training, technical preparation, and professional qualification. |
| Keywords: | Crianças com deficiência Assistência odontológica Estudantes de odontologia Children with disability Dental care Dental students |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Gustavo de Jesus. O olhar do estudante de odontologia sobre a assistência odontológica de crianças com deficiência: estudo descritivo. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46891 |
| Date of defense: | 29-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Odontologia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| OlharEstudanteOdontologia.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
