Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46829
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5556-9970
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Implantação de sistemas usando CI/CD com Kubernetes e Istio
Autor(es): Cruz, Mateus Henrique Alves da
Primeiro orientador: Oliveira, Ronaldo Castro de
Primeiro membro da banca: Abdala, Daniel Duarte
Segundo membro da banca: Miani, Rodrigo Sanches
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação de uma solução completa de Continuous Integration (CI) e Continuous Deployment (CD) utilizando tecnologias cloud-native modernas, desenvolvendo uma aplicação full-stack de gerenciamento de clientes com Go/Gin no backend e React/TypeScript no frontend sobre infraestrutura AWS robusta composta por Elastic Kubernetes Service (EKS), Istio service mesh e pipelines GitHub Actions automatizadas. A arquitetura utiliza Terraform para Infrastructure as Code (IaC), garantindo reprodutibilidade e versionamento da infraestrutura. O trabalho estabelece metodologia sistemática para arquiteturas cloud-native incluindo segregação de ambientes através de contas AWS separadas e automação completa de deployment. A validação prática foi realizada através de estudo de caso envolvendo implementação de nova funcionalidade que demonstrou a flexibilidade e a robustez da arquitetura, resultando em automação completa dos pipelines sem intervenção manual, deployments sem indisponibilidade e observabilidade abrangente com métricas, logs e traces integrados, representando um modelo replicável para modernização de práticas DevOps que demonstra como tecnologias emergentes resultam em sistemas resilientes, escaláveis e sustentáveis.
Palavras-chave: DevOps
Continuous Integration
Continuous Deployment
Kubernetes
Istio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CRUZ, Mateus Henrique Alves da. Implantação de sistemas usando CI/CD com Kubernetes e Istio. 2025. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46829
Data de defesa: 10-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImplantaçãoSistemasUsando.pdf3.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons