Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46754| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-3592-3611 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | EduFlow: Análise do desempenho acadêmico de estudantes universitários utilizando técnicas de Visualização de Informação |
| Título (s) alternativo (s): | EduFlow: Analysis of University Students’ Academic Performance Using Information Visualization Techniques |
| Autor: | Marquez, Laura Ferreira |
| Primer orientador: | Paiva, José Gustavo de Souza |
| Primer miembro de la banca: | Fernandes, Márcia Aparecida |
| Segundo miembro de la banca: | Ponciano, Jean Roberto |
| Resumen: | Pesquisadores da área de Educação buscam compreender o desempenho acadêmico dos alunos em cursos de graduação, explorando a influência de diversos fatores, como frequência, notas, dentre outros aspectos. A análise de dados acadêmicos pode auxiliar na compreensão da relação entre componentes curriculares e o desempenho acadêmico dos alunos, propiciando a identificação de possíveis causas das deficiências dos alunos nesses componentes curriculares. Estratégias baseadas na visualização de desempenho acadêmico de alunos apresentam resultados satisfatórios quanto a análise de notas, faltas anteriores e predição de notas, características dos alunos, interações dos alunos em uma disciplina e seus padrões de progressão. No entanto, essas abordagens possuem algumas limitações, tais como a falta de correlações das informações para identificar as reais causas do fracasso ou sucesso do aluno no curso matriculado e a utilização de layouts muito básicos, que não exploram o potencial das informações para a tomada de decisão. Além disso, não provêem uma visão geral das correlações entre disciplinas e desempenho dos alunos. Por exemplo, alunos que fizeram a disciplina "A" primeiro, apresentam melhor aproveitamento na disciplina "B", em quais disciplinas os alunos mais apresentaram absenteísmo e os possíveis motivos que levaram a esse fator. Diante do cenário apresentado, este trabalho propõe o EduFlow, um novo sistema de análise visual dos dados de desempenho acadêmico de alunos universitários, utilizando técnicas de Visualização de Informação interativas. Acredita-se que o uso de representações visuais que evidenciam ao usuário padrões e tendências a respeito dos fenômenos relacionados ao processo educacional permitem que os usuários compreendam melhor esses fenômenos e auxiliam na tomada de decisão por parte dos profissionais da educação, consequentemente melhorando o processo de aprendizado dos alunos. O EduFlow emprega layouts com foco na análise do desempenho acadêmico ao longo de um ou vários semestres, de forma a acompanhar sua evolução de desempenho, e na compreensão de como determinados momentos ou eventos impactam no aproveitamento e sucesso no curso. |
| Abstract: | Researchers in the field of Education seek to understand the academic performance of undergraduate students, exploring the influence of various factors such as attendance, grades, and other aspects. The analysis of academic data can assist in understanding the relationship between curricular components and students' academic performance, enabling the identification of potential causes of deficiencies in these curricular components. Strategies focusing on the visualization of academic performance present satisfactory results regarding the analysis of grades, past absences, grade prediction, student characteristics, student interactions within a module, and progression patterns. However, these approaches have some limitations, such as the lack of correlations between information to identify the real causes of student success or failure in their enrolled modules and the use of very basic layouts that do not fully explore the potential of the data for decision-making. Furthermore, they do not provide an overview of the correlations between subjects and student performance. For instance, students who take module "A" first may perform better in module "B", or insights on which modules have the highest absenteeism rates and the possible reasons behind this issue. Given this scenario, we propose EduFlow, a new system for visual analysis of university students' academic performance data, utilizing interactive Information Visualization techniques. We believe that the use of visual representations that highlight patterns and trends related to educational processes allows users to better understand these phenomena and supports decision-making by education professionals, consequently improving students' learning processes. EduFlow employs layouts focused on analyzing academic performance over one or multiple semesters to track performance evolution and understand how certain moments or events impact students' success and module achievements. |
| Palabras clave: | Análise Visual Visual Analysis Desempenho Acadêmico Academic Performance Layouts Interativos Interactive Layouts Visualização de Dados Educacionais Educational Data Visualization |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
| Tema: | Computação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
| Cita: | MARQUEZ, Laura Ferreira. EduFlow: Análise do desempenho acadêmico de estudantes universitários utilizando técnicas de Visualização de Informação. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.466. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.466 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46754 |
| Fecha de defensa: | 28-jul-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EduFlowAnaliseDesempenho.pdf | Dissertação | 31.37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
