Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarquez, Laura Ferreira-
dc.date.accessioned2025-09-04T12:23:26Z-
dc.date.available2025-09-04T12:23:26Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.citationMARQUEZ, Laura Ferreira. EduFlow: Análise do desempenho acadêmico de estudantes universitários utilizando técnicas de Visualização de Informação. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.466.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46754-
dc.description.abstractResearchers in the field of Education seek to understand the academic performance of undergraduate students, exploring the influence of various factors such as attendance, grades, and other aspects. The analysis of academic data can assist in understanding the relationship between curricular components and students' academic performance, enabling the identification of potential causes of deficiencies in these curricular components. Strategies focusing on the visualization of academic performance present satisfactory results regarding the analysis of grades, past absences, grade prediction, student characteristics, student interactions within a module, and progression patterns. However, these approaches have some limitations, such as the lack of correlations between information to identify the real causes of student success or failure in their enrolled modules and the use of very basic layouts that do not fully explore the potential of the data for decision-making. Furthermore, they do not provide an overview of the correlations between subjects and student performance. For instance, students who take module "A" first may perform better in module "B", or insights on which modules have the highest absenteeism rates and the possible reasons behind this issue. Given this scenario, we propose EduFlow, a new system for visual analysis of university students' academic performance data, utilizing interactive Information Visualization techniques. We believe that the use of visual representations that highlight patterns and trends related to educational processes allows users to better understand these phenomena and supports decision-making by education professionals, consequently improving students' learning processes. EduFlow employs layouts focused on analyzing academic performance over one or multiple semesters to track performance evolution and understand how certain moments or events impact students' success and module achievements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnálise Visualpt_BR
dc.subjectVisual Analysispt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic Performancept_BR
dc.subjectLayouts Interativospt_BR
dc.subjectInteractive Layoutspt_BR
dc.subjectVisualização de Dados Educacionaispt_BR
dc.subjectEducational Data Visualizationpt_BR
dc.titleEduFlow: Análise do desempenho acadêmico de estudantes universitários utilizando técnicas de Visualização de Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeEduFlow: Analysis of University Students’ Academic Performance Using Information Visualization Techniquespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, José Gustavo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981210260282182pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.contributor.referee2Ponciano, Jean Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938594081733633pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0527136525258069pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoPesquisadores da área de Educação buscam compreender o desempenho acadêmico dos alunos em cursos de graduação, explorando a influência de diversos fatores, como frequência, notas, dentre outros aspectos. A análise de dados acadêmicos pode auxiliar na compreensão da relação entre componentes curriculares e o desempenho acadêmico dos alunos, propiciando a identificação de possíveis causas das deficiências dos alunos nesses componentes curriculares. Estratégias baseadas na visualização de desempenho acadêmico de alunos apresentam resultados satisfatórios quanto a análise de notas, faltas anteriores e predição de notas, características dos alunos, interações dos alunos em uma disciplina e seus padrões de progressão. No entanto, essas abordagens possuem algumas limitações, tais como a falta de correlações das informações para identificar as reais causas do fracasso ou sucesso do aluno no curso matriculado e a utilização de layouts muito básicos, que não exploram o potencial das informações para a tomada de decisão. Além disso, não provêem uma visão geral das correlações entre disciplinas e desempenho dos alunos. Por exemplo, alunos que fizeram a disciplina "A" primeiro, apresentam melhor aproveitamento na disciplina "B", em quais disciplinas os alunos mais apresentaram absenteísmo e os possíveis motivos que levaram a esse fator. Diante do cenário apresentado, este trabalho propõe o EduFlow, um novo sistema de análise visual dos dados de desempenho acadêmico de alunos universitários, utilizando técnicas de Visualização de Informação interativas. Acredita-se que o uso de representações visuais que evidenciam ao usuário padrões e tendências a respeito dos fenômenos relacionados ao processo educacional permitem que os usuários compreendam melhor esses fenômenos e auxiliam na tomada de decisão por parte dos profissionais da educação, consequentemente melhorando o processo de aprendizado dos alunos. O EduFlow emprega layouts com foco na análise do desempenho acadêmico ao longo de um ou vários semestres, de forma a acompanhar sua evolução de desempenho, e na compreensão de como determinados momentos ou eventos impactam no aproveitamento e sucesso no curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.466pt_BR
dc.orcid.putcode191222226-
dc.crossref.doibatchiddbf70425-cf66-45aa-aaae-a1f0ab15b8e5-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduFlowAnaliseDesempenho.pdfDissertação31.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons