Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Emily de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2025-09-01T14:31:28Z-
dc.date.available2025-09-01T14:31:28Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Emily de Vasconcelos. Educação estatística, combinatória e interseccionalidade na análise das desigualdades sociais. 2025. 233 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5054pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46716-
dc.description.abstractThe main objective of this thesis was to investigate how integrating intersectionality, combinatorics, and statistics studies into basic education can help students understand the structures of social inequalities, analyze their impacts on communities, and propose concrete actions to promote social justice and equity. Grounded in the theoretical perspectives of Statistical Education, from a critical perspective and intersectionality, the research adopted the participatory research method, involving 9th-grade elementary school students and the teacher-researcher as investigator. Data collection was conducted through recordings, observations, and written records during pedagogical activities planned and developed with the contribution of the Equity in Mathematics, Statistics, and Science Education Research Group (GEMEC). The interpretative analysis was organized into five main categories: subjective understanding, intersectional understanding, statistical understanding, combinatorial understanding, and critical intersectional awareness. The results revealed that the articulation between these fields of knowledge fosters the development of critical statistical literacy and social awareness among students, enabling them to analyze real data, identify patterns of inequality, and understand the relationship between different social markers. In this context, statistics was mobilized as a tool for denunciation and transformation, combinatorial analysis as a resource for representing and problematizing social interactions, and intersectionality as a lens for understanding the intertwining of inequalities and power relations present in society.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical Educationpt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectCombinatoricspt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subjectSocial Inequalitypt_BR
dc.titleEducação estatística, combinatória e interseccionalidade na análise das desigualdades sociaispt_BR
dc.title.alternativeStatistical, combinatory and intersectional education in the analysis of social inequalitiespt_BR
dc.title.alternativeEducación estadística, combinatoria e interseccional en el analisis de las desigualdades socialespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.contributor.referee1Ustra, Sandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Junior, Astrogildo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775429764441200pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4748289187482712pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese teve como principal objetivo investigar como a integração de estudos de interseccionalidade, combinatória e estatística na educação básica pode contribuir para que os estudantes compreendam as estruturas das desigualdades sociais, analisem seus impactos nas comunidades e proponham ações concretas para a promoção da justiça social e a equidade. Fundamentada nas perspectivas teóricas da Educação Estatística, numa perspectiva crítica e da Interseccionalidade, a pesquisa adotou o método da pesquisa participante, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e a atuação da professora-pesquisadora como investigadora. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações, observações e registros escritos, durante atividades pedagógicas planejadas e elaboradas com a contribuição do Grupo de Pesquisa Equidade na Educação Matemática, Estatística e Científica (GEMEC). A análise interpretativa organizou-se em cinco categorias principais: compreensão subjetiva, compreensão interseccional, compreensão estatística, compreensão combinatória, consciência crítica interseccional. Os resultados revelaram que a articulação entre esses campos do conhecimento favorece o desenvolvimento do letramento estatístico crítico e da consciência social dos estudantes, permitindo-lhes analisar dados reais, identificar padrões de desigualdade e compreender a relação entre diferentes marcadores sociais. Nesse contexto, a estatística foi mobilizada como ferramenta de denúncia e transformação, a combinatória como recurso para representar e problematizar interações sociais, e a interseccionalidade como lente para compreender o entrelaçamento das desigualdades e das relações de poder presentes na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration233pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5054pt_BR
dc.orcid.putcode190972575-
dc.crossref.doibatchiddbf70425-cf66-45aa-aaae-a1f0ab15b8e5-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoIgualdadept_BR
dc.subject.autorizadoEstatística educacionalpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoEstatísticaCombinatória.pdf8.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.