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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46716| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2036-0305 |
| Tipo do documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Educação estatística, combinatória e interseccionalidade na análise das desigualdades sociais |
| Título(s) alternativo(s): | Statistical, combinatory and intersectional education in the analysis of social inequalities Educación estadística, combinatoria e interseccional en el analisis de las desigualdades sociales |
| Autor(es): | Santos, Emily de Vasconcelos |
| Primeiro orientador: | Souza, Leandro |
| Primeiro membro da banca: | Ustra, Sandro |
| Segundo membro da banca: | Silva Junior, Astrogildo |
| Resumo: | Esta tese teve como principal objetivo investigar como a integração de estudos de interseccionalidade, combinatória e estatística na educação básica pode contribuir para que os estudantes compreendam as estruturas das desigualdades sociais, analisem seus impactos nas comunidades e proponham ações concretas para a promoção da justiça social e a equidade. Fundamentada nas perspectivas teóricas da Educação Estatística, numa perspectiva crítica e da Interseccionalidade, a pesquisa adotou o método da pesquisa participante, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e a atuação da professora-pesquisadora como investigadora. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações, observações e registros escritos, durante atividades pedagógicas planejadas e elaboradas com a contribuição do Grupo de Pesquisa Equidade na Educação Matemática, Estatística e Científica (GEMEC). A análise interpretativa organizou-se em cinco categorias principais: compreensão subjetiva, compreensão interseccional, compreensão estatística, compreensão combinatória, consciência crítica interseccional. Os resultados revelaram que a articulação entre esses campos do conhecimento favorece o desenvolvimento do letramento estatístico crítico e da consciência social dos estudantes, permitindo-lhes analisar dados reais, identificar padrões de desigualdade e compreender a relação entre diferentes marcadores sociais. Nesse contexto, a estatística foi mobilizada como ferramenta de denúncia e transformação, a combinatória como recurso para representar e problematizar interações sociais, e a interseccionalidade como lente para compreender o entrelaçamento das desigualdades e das relações de poder presentes na sociedade. |
| Abstract: | The main objective of this thesis was to investigate how integrating intersectionality, combinatorics, and statistics studies into basic education can help students understand the structures of social inequalities, analyze their impacts on communities, and propose concrete actions to promote social justice and equity. Grounded in the theoretical perspectives of Statistical Education, from a critical perspective and intersectionality, the research adopted the participatory research method, involving 9th-grade elementary school students and the teacher-researcher as investigator. Data collection was conducted through recordings, observations, and written records during pedagogical activities planned and developed with the contribution of the Equity in Mathematics, Statistics, and Science Education Research Group (GEMEC). The interpretative analysis was organized into five main categories: subjective understanding, intersectional understanding, statistical understanding, combinatorial understanding, and critical intersectional awareness. The results revealed that the articulation between these fields of knowledge fosters the development of critical statistical literacy and social awareness among students, enabling them to analyze real data, identify patterns of inequality, and understand the relationship between different social markers. In this context, statistics was mobilized as a tool for denunciation and transformation, combinatorial analysis as a resource for representing and problematizing social interactions, and intersectionality as a lens for understanding the intertwining of inequalities and power relations present in society. |
| Palavras-chave: | Educação Estatística Statistical Education Estatística Statistics Combinatória Combinatorics Interseccionalidade Intersectionality Desigualdade Social Social Inequality |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Assunto: | Educação Professores - Formação Igualdade Estatística educacional |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Referência: | SANTOS, Emily de Vasconcelos. Educação estatística, combinatória e interseccionalidade na análise das desigualdades sociais. 2025. 233 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5054 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5054 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46716 |
| Data de defesa: | 5-Ago-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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