Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46697
Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memorial Acadêmico Resistência(s) e Docência(s): trajetórias e reflexões
Autor(es): Novaes, Ínia Franco de
Primeiro membro da banca: Sabino, André Luiz
Segundo membro da banca: Silva, Arcênio Meneses da
Terceiro membro da banca: Paula, Jania Maria de
Quarto membro da banca: Silva, Nara Cristina de Lima
Resumo: Este memorial é um relato descritivo, reflexivo e crítico relativo à minha trajetória da formação à prática docente, permeado pelas experiências pessoais e profissionais a partir das minhas vivências como discente e docente em diferentes níveis de ensino e instituições. O recorte do caminho eleito para a escrita procurou delinear minha história de vida profissional e pessoal e os reflexos delas na minha formação enquanto docente. Inicio com a minha formação na Educação Básica, na Formação Inicial e Continuada permeada pela minha prática no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Gestão, de maneira em que destaco os momentos que minha memória considerou mais relevantes. Tenho como referencial teórico o ciclo da vida docente, a memória na perspectiva da experiência que nos atravessa e a memória-lembrança. A tentativa é de apresentar um memorial vivo, com reflexões e críticas necessárias.
Abstract: This memorial is a descriptive, reflexive and critical report of my trajectory, from education to teaching, permeated by personal and professional experiences as it pertains to my lived experience as a teacher and student in different levels of education and institutions. The cut I have chosen to portray looks to delineate my the story of my professional and personal life and their impact on my education as a student. I start by my education in Elementary, Middle and High School, then my graduate and post-graduate education, permeated by my teaching practice, in Research, Community Outreach and Management, thus highlighting the moments my memory found most relevant. I have as a theoretical reference point the life cycle of student life, memory as an experience that passes through us, and memory-remembrance. My attempt is to present a living memorial, with reflections and the necessary critiques.
Palavras-chave: Formação
Ensino
Pesquisa
Extensão
Memória(s)
Education
Teaching
Research
Outreach
Memory(ies)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NOVAES, ínia Franco de. Memorial Acadêmico: Resistência(s) e Docência(s): trajetórias e reflexões: memorial descritivo para promoção à classe de professor titular. 2025. 167 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe da Escola de Educação Básica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5208
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46697
Data de defesa: 21-Ago-2025
Aparece nas coleções:Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL ACADÊMICO RESISTENCIAS.pdf7.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.